Siga o OTD

Esgrima

 

Incêndio atinge teto do Velódromo durante Mundial de esgrima no Rio



Incêndio atinge o Velódromo, sede do Mundial de esgrima no Rio. Evento entra na reta final e organização avalia impacto na competição



Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro em chamas durante a madrugada (Reprodução)
Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro em chamas durante a madrugada (Reprodução)

Um incêndio atingiu o teto do Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro na madrugada desta quarta-feira (8), uma das sedes do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil de esgrima. A outra instalação utilizada pela competição é a Arena Carioca 1. O Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro recebeu o chamado às 4h17, momento em que o local estava vazio. Ao todo, a corporação mobilizou 60 militares de seis quartéis para combater as chamas.

O incêndio ocorre na reta final do Campeonato Mundial Cadete e Juvenil de esgrima. Restam apenas dois dias de competição. Nesta quarta-feira (8), estão programadas as disputas da espada na categoria cadete, todas realizadas na Arena Carioca, sede principal do evento. Já na quinta-feira (9), último dia do evento, acontecem as provas por equipes da espada juvenil.

O presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), Arno Schneider, afirmou que a entidade acompanha a situação e avalia os próximos passos.

“Estamos acompanhando de perto a situação no velódromo e, neste momento, nossa prioridade absoluta é a segurança de todos os atletas, equipes, colaboradores e público presente. Ainda não há confirmação sobre as causas do incêndio. Em paralelo, estamos avaliando as melhores alternativas para a continuidade do evento e manteremos a imprensa informada assim que tivermos novas atualizações.”

Museu intacto

Segundo os bombeiros, o fogo atingiu apenas o forro que reveste a cobertura do Velódromo e não alcançou a parte interna da instalação. Até a última atualização, não há registro de feridos, e as autoridades ainda não identificaram a causa do incêndio.

O subcomandante-geral da corporação, Luciano Sarmento, afirmou ao G1 que não houve danos na estrutura interna. “Evitamos uma grande tragédia”, declarou. “Nós não sabemos as causas, que só a perícia poderá dizer, mas é fato que se iniciou na parte externa, na lona”, prosseguiu.

“A cobertura do Velódromo era toda num material sintético. Essa lona derreteu e soltou um material muito parecido com uma teia de aranha”, explicou. “Graças aos nossos bombeiros militares altamente capacitados, conseguimos preservar o museu. O museu está intacto.”

Estrutura olímpica e histórico de incêndios

O Velódromo recebeu as competições de ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A obra custou cerca de R$ 143 milhões e foi a última instalação entregue para o evento.

Após a Olimpíada, o espaço passou a receber competições e treinamentos. Em agosto de 2025, o local inaugurou o Rio Museu Olímpico, que ocupa cerca de 1.700 m² e reúne itens históricos dos Jogos.

O Velódromo já registrou incêndios anteriormente. Em 2017, o telhado pegou fogo em duas ocasiões, ambas causadas pela queda de balões.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia Jornalista esportivo desde 1997 com experiência em coberturas de Jogos Olímpicos, Copas do Mundo, Mundiais, Jogos Pan-Americanos e muito mais. Teve passagens por ESPN, Portal Terra, TV Gazeta, Gazeta Esportiva, Agora São Paulo e Agência Estado

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Esgrima

jojobetjojobethacklinkvaycasinoholiganbetcasibommarsbahiscasibom