Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo pode garantir vaga em Paris nesta semana

Guilherme Toldo disputa o Grand Prix de florete em Washington, nos Estados Unidos, podendo confirmar a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris

Guilherme Toldo faz cara de dúvida durante jogo no Grand Prix de Shanghai de florete
(Gaspar Nobrega/COB)

Na última semana, o Time Brasil ganhou sua primeira vaga na esgrima nos Jogos Olímpicos de Paris, com Nathalie Moellhausen garantindo a classificação na espada feminina. O próximo que pode se classificar é Guilherme Toldo. Neste fim de semana, ele disputa o Grand Prix de florete em Washington, nos Estados Unidos, a última competição da arma antes do fechamento do ranking olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Através do ranking olímpico da esgrima, oito países se classificam para a disputa por equipes. Os melhores atletas de cada continente, considerando apenas os países sem equipes classificadas, também garantem vaga pelo ranking. Em 29º lugar, Toldo é o melhor atleta das Américas no ranking olímpico do florete, com 17 pontos de vantagem para o mexicano Diego Cervantes. O brasileiro precisa terminar à frente do adversário na competição ou torcer para que nenhum atleta das Américas chegue nas quartas de final para garantir a vaga.

No florete feminino, ainda tem dois torneios antes do fechamento do ranking, incluindo o Grand Prix de Washington nesta semana. A chilena Arantza Inostroza é a líder nas Américas, com 32,5 pontos, seguida de perto pelas brasileiras Mariana Pistoia (30,25) e Bia Bulcão (26). Um bom resultado nos Estados Unidos pode colocar Mariana ou Bia na frente da chilena.

Disputa no sabre

No sabre, as atletas da seleção feminina irão disputar a a Copa do Mundo de Sint-Niklaas, na Bélgica. A melhor das Américas do ranking é a canadense Pamela Brind`Amour, com 47,5 pontos. Karina Trois é a primeira brasileira na lista com 35 pontos. Ela, Pietra Chierighini e Luana Pekelman irão competir na Bélgica no último evento da qualificação do sabre pelo ranking. Caso nenhuma das brasileiras ultrapasse a canadense, elas ainda terão a chance de se classificar pelo Pré-Olímpico das Américas que acontece em abril na Costa Rica.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Esgrima