Siga o OTD

Esgrima

Seleção de paraesgrima abre ano na Copa do Mundo de Cardiff

Brasil terá sete representantes em ação na etapa de Cardiff, no Reino Unido, da Copa do Mundo de paraesgrima

Rayssa Veras na Copa do Mundo de Paraesgrima
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

O ano paralímpico começa com um desafio de peso para os atletas da seleção brasileira de paraesgrima. A partir desta quinta-feira (11), a equipe disputa a etapa de Cardiff, no Reino Unido, da Copa do Mundo da modalidade. O evento vai até domingo (14) valendo pontos importantes no ranking que define os classificados os Jogos Paralímpicos Paris-2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

Em busca do máximo de vagas possíveis na Paralimpíada, a seleção brasileira de paraesgrima irá participar de todas as etapas da Copa do Mundo. O ranking paralímpico fecha em maio após a etapa de São Paulo do circuito mundial e depois da realização do Regional das Américas, que nesse ano acontece em San José, na Costa Rica.

Jovane Guissone, campeão paralímpico em Londres-2012 e grande referência na modalidade, é mais uma vez a principal esperança de pódio em Cardiff. Na luta por vaga em Paris, ele ocupa posição privilegiada no ranking: está em quarto na espada B e em sexto no florete B. Ele terá a companhia de outros seis brasileiros no torneio: Carminha Oliveira, Kevin Damasceno, Lenílson de Oliveira, Mônica Santos, Rayssa Veras e Vanderson Chaves. Os técnicos Marco Xavier e Eduardo Nunes, o árbitro Gabriel Assis e o coordenador Ivan Schwantes completam a delegação brasileira em Cardiff.

Os três primeiros dias da Copa do Mundo de Cardiff terão as disputas individuais. Na quinta-feira, a ação começa com o sabre masculino e o florete feminino. Em seguida, na sexta (12), os brasileiros jogam com a espada no masculino e o sabre no feminino. O florete masculino e a espada feminina fecham a programação no sábado (13). Por fim, no domingo (14), acontecem as disputas por equipe.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Esgrima