Siga o OTD

Esgrima

Invictos, Victória Vizeu e Bruno Pekelman vencem em Curitiba

Em campanhas invictas, Victoria Vizeu e Bruno Pekelman conquistam título da Copa Ronaldo Schwantes em Curitiba

Victória Vizeu e Bruno Pekelman Copa Ronaldo Schwantes
Victória Vizeu, na espada, e Bruno Pekelman, no sabre, foram os últimos campeões (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

A Copa Ronaldo Schwantes foi encerrada neste domingo (21) com dois campeões incontestáveis. Victória Vizeu, na espada feminina, e Bruno Pekelman, no sabre masculino, fizeram campanhas invictas e foram os responsáveis por finalizar a galeria de medalhistas de ouro da competição. Evento agitou o Círculo Militar do Paraná, em Curitiba-PR, nos últimos três dias.

+ Fabricio Farias e Jaqueline Lima avançam nas duplas mistas no Mundial de badminton

A cada torneio Victória Vizeu (Club Athletico Paulistano-SP) prova que não é mais uma promessa da esgrima brasileira, mas sim uma realidade. Com apenas 18 anos, a espadista venceu mais uma competição adulta e vem se firmando como uma das principais atletas do Brasil.

Na Copa Ronaldo Schwantes, ela foi imbatível e simplesmente brilhou em duelos contra adversárias de renome, como Amanda Netto Simeão (Clube Curitibano-PR) na semifinal (triunfo por 15 a 7) e Renata Zettermann, colega de equipe e adversária da final. Na decisão, Victória controlou totalmente as ações e fechou com um 15 a 8. Clara Amaral (Esporte Clube Pinheiros-SP) completou o pódio com o outro bronze.

Copa Ronaldo Schwantes de esgrima
Pódio da espada feminina na Copa Ronaldo Schwantes (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

“Eu sinto que estou muito mais confiante nas ações que estou fazendo. A Amanda é uma excelente atleta, sempre a admirei muito, para mim foi muito bom ter conseguido mostrar que sou capaz, foi bem importante”, enalteceu a jovem.

“A Renata é também uma excelente esgrimista, uma pessoa que eu me espelho desde criança. Fico muito feliz que a gente pôde fazer uma final com atletas do Paulistano”, completou.

Sabre masculino

No sabre masculino, o campeão também foi um atleta que não teve um revés sequer. Bruno Pekelman (Esporte Clube Pinheiros-SP) estava inspirado e venceu todos os jogos sem grandes dificuldades. Na final, ele teve pela frente um companheiro de equipe, Matheus Becker, que até fez um bom jogo, mas não o suficiente para evitar o título de Bruno, que finalizou o combate em 15 a 12.

“Acho que eu tive uma boa performance aqui hoje. Consegui recuperar o placar em um momento confortável da partida e não perto do 15 do adversário, o que mostra uma maturidade do meu jogo. A minha esgrima estava muito bem definida e foi com muito menos sustos”, avaliou Pekelman.

Na arma, o pódio ainda teve os bronzes de dois esgrimistas do Paulistano: Fernando Fachini e Henrique Garrigós.

Bruno Pekelman Copa Ronaldo Schwantes esgrima
Pódio do sabre masculino na Copa Ronaldo Schwantes (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

Preparação para Assunção 2022

Ambos os campeões estão em fase de preparação para os Jogos Sul-Americanos, que acontece em Assunção, no Paraguai, entre 2 e 7 de outubro. Com mais uma medalha de ouro no peito de cada um, tanto Pekelman quanto Victória estão confiantes para o torneio internacional.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Hoje eu demonstrei que, se eu trabalhar direito, a minha esgrima consegue ser bastante consistente. Não tenho dúvidas de que no Sul-Americano o nível vai ser muito alto, mas vou chegar lá com a vontade e a certeza de que vou conseguir uma medalha. Vou dar todo o meu melhor”, prometeu Bruno Pekelman.

“Estou muito feliz por fazer parte da equipe para o Sul-Americano. Vai ser uma experiência bem bacana, e nós vamos fazer o máximo para buscar o ouro para o Brasil por lá”, finalizou Victória Vizeu.

Mais em Esgrima