Siga o OTD

Esgrima

Seleção de base é convocada para três torneios no exterior

Confederação Brasileira de Esgrima anunciou o nome dos atletas para os Jogos Sul-Americanos da Juventude, além dos Campeonatos Pan-Americano e Mundial Cadete e Juvenil

seleção brasileira de esgrima
(Rosele Sanchotene)

A Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) divulgou nesta quinta-feira (9) o nome dos atletas da seleção brasileira de esgrima de base que representarão o país em três competições importantes nos próximos meses: o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil, em Lima, no Peru (entre 20 e 27 de março); o Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (entre 2 e 10 de abril); e os Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina (entre 28 de abril e 8 de maio).

Jogos Sul-Americanos da Juventude

O campeonato em solo argentino é um dos principais eventos multiesportivos das categorias de base na América do Sul. Para o torneio de esgrima, foram chamados Rafael Ribeiro e Maria Paro para a disputa da espada, André Mura e Stella Frias no florete e Erico Patto e Isabela Chen no sabre. Para a comissão técnica, a convocação contemplou Athos Schwantes como chefe de equipe e Ricardo Ferrazzi como treinador. Em relação à escolha do técnico, foi ressaltada pela Confederação que, como houve a limitação imposta pelo Comitê Organizador dos Jogos de apenas um treinador por modalidade, foi usado como critério um profissional que trabalhasse com todas as armas e que estivesse na “Lista Larga”.

Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil

As outras duas competições tiveram a lista atualizada depois de algumas desistências. Para o Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil, a comissão técnica foi confirmada com Alexandre Teixeira (chefe de equipe), Paulo Juan e Histor Ramirez (árbitros), Ricardo Ferrazzi (técnico) e Guillermo Betancourt (treinador independente).

Espada

Para a competição em Lima, foram chamados quatro atletas em cada categoria, sendo que alguns deles disputam tanto o torneio cadete como o juvenil. Na espada feminina, Maria Paro, Gabriela Moraes e Mirela Simanke jogam o cadete, enquanto Victoria Vizeu, Clara Amaral e Mariana Correia estão no juvenil. Laura Correia participa das duas categorias. No masculino, Rafael Ribeiro, Eduardo Gonçalves, João Cavalheiro e Wu Nicky são os representantes brasileiros dentre os cadetes. Já Pedro Petrich, Mauricio Pellegrino, Miguel Giffoni e Olavo Donato competem no juvenil.

Florete

Indo para o florete, o Brasil conta com Stella Frias, Livia Matos, Marina Morais e Mariana Meine na disputa do cadete. Na categoria acima, jogam Talia Calazans, Rafaella Gomes, Gabriella Vianna e Laura Papaiano. André Mura, Giorgio Fumagalli, Theo Cholfe e Guilherme Vianna vão à pista no florete masculino cadete, enquanto Ricardo Pacheco, Paulo Morais, Lorenzo Mion e Kevin Lima competem no juvenil.

Sabre

O sabre feminino conta com uma esgrimista que joga ambas as categorias: Isabela Chen. Com exceção dela, todas as outras estão em faixas etárias específicas: Valentina Castilho, Gabriela Morais (que também joga a espada) e Camila Vieira no cadete; e Luana Pekelman, Pietra Chierighini e Isabela Cunha no juvenil. No naipe masculino, Erico Patto, Lorenzo Chierighini e Fellipe Bento estão no sabre cadete. Por outro lado, Matheus Becker, Fabio Salles, Fernando Fachini e Gabriel Vasques vão para o pleito juvenil.Campeonato Mundial Cadete e Juvenil

Campeonato Mundial Cadete e Juvenil

O Campeonato Mundial Cadete e Juvenil, que acontece nos Emirados Árabes Unidos no início do próximo mês, também terá na comissão técnica Alexandre Teixeira como chefe de equipe. Além dele, estão confirmados os treinadores Régis Trois, Roberto Lazzarini e Marcos Cardoso. A lista de atletas para o evento mundial é semelhante ao da que compõe os convocados para o Pan-Americano Cadete e Juvenil, no Peru.

Espada

Para a espada, Laura Correia também foi chamada para as duas categorias (cadete e juvenil). Além dela, Maria Paro e Gabriela Moraes foram convocadas para o torneio dentre as mais jovens e Victoria Vizeu, Mariana Correia e Gabriela Moraes estão na disputa da faixa etária acima. O cadete masculino é composto por Eduardo Gonçalves, João Cavalheiro e Wu Nicky, enquanto o juvenil vai com Pedro Petrich, Mauricio Pellegrino, Miguel Giffoni e Olavo Donato.

+ Brasil é convocado para a disputa da Billie Jean King Cup, em abril

Florete

Para o torneio cadete, Stella Frias e Julia Quadros defenderão o Brasil no feminino. No outro naipe da faixa etária estão André Mura, Gioirgio Fumagalli e Guilherme Vianna. O florete juvenil terá: Talia Calazans, Rafaella Gomes, Gabriella Vianna e Laura Papaiano no feminino; e Ricardo Pacheco, Paulo Morais, Lorenzo Mion e Kevin Lima no masculino.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sabre

No sabre feminino, duas esgrimistas jogarão ambas as categorias: Isabela Chen e Gabriela Moraes. Por outro lado, Camila Vieira atua somente no cadete, assim como Luana Pekelman e Pietra Chierighini vão à pista exclusivamente no juvenil. Os sabristas brasileiros na disputa masculina são: Erico Patto, Lorenzo Chierighini e Rafael Ramos no cadete; e Matheus Becker, Fabio Salles, Thomas Fasting e Fernando Fachini no juvenil.

Mais em Esgrima