Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo retorna para Itália e intensifica os treinos

Próximo de garantir seu lugar em Tóquio, atleta já retornou para a Europa para intensificar os trabalhos

Guilherme Toldo, do florete, na esgrima dos Jogos Pan-Americanos
Guilherme Toldo tem vaga para Tóquio bem encaminhada (Foto: Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

Principal nome do florete masculino brasileiro, o gaúcho Guilherme Toldo retornou para a Itália há pouco mais de um mês com a confiança em alta. Resultado de um trabalho feito durante os meses sem competições de esgrima, logo após o início da pandemia, com o pensamento de manter a preparação em alto nível e estar pronto para o que possa acontecer.

Toldo mora em Roma e atua no Frascati Scherma, há nove temporadas. No entanto, durante o período mais crítico da pandemia o atleta esteve no Brasil, já que após deixar o país europeu para disputar o Grand Prix de Anaheim, nos Estados Unidos (cancelado) e encontrou as fronteiras fechadas.

+ Calendário nacional deste ano é dado como encerrado

Apesar de ter ficado longe do seu local tradicional de treino, Toldo sabia que precisava manter o condicionamento enquanto esteve no Brasil. Agora que já retomou o ritmo intenso de treinos na Europa, ele mostra que teve uma decisão acertada anteriormente.

“Voltei a treinar aqui no dia 29 de agosto. Acabei aproveitando esse período para fazer uma preparação mais comprida, até aumentar a carga depois. E o mais legal é que passei a perceber os estímulos do meu corpo, que se adaptou melhor aos treinamentos quando retornamos, com o aumento da intensidade”, explica o esgrimista.

Com 28 anos, Toldo é o 26° colocado no ranking mundial. Sua classificação para os Jogos Olímpicos está bem encaminhada, já que é o melhor atleta das Américas no ranking, sem contar os norte-americanos, que devem classificar a equipe diretamente. Dessa forma, gaúcho ficaria com a vaga individual do continente.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Apesar de já vislumbrar o retorno às competições da esgrima, Guilherme Toldo ainda não tem uma data definida para voltar a competir. Mesmo assim, o esgrimista mantém uma preparação de alto padrão, que o deixa seguro para um grande desempenho para quando for necessário.

“O nível aqui é muito alto. Não houve muita mudança na nossa rotina na Itália. Claro, tomamos todos os cuidados, mas acho que a principal modificação na nossa rotina são os horários específicos de treinamentos e algumas restrições de acesso. A Europa vive uma ameaça de segunda onda do coronavírus, o que nos traz um pouco de incertezas em relação aos torneios”, diz Toldo.

Mais em Esgrima