Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Esgrimistas Jovane Guissone e Athos Schwantes trocam histórias

Com origem no sul do país, ambos compartilharam momentos da carreira, muitos bem semelhantes e outros completamente distintos

Jovane Guissone Athos Schwantes live esgrima vagas classificados
Jovane Guissone na disputa da Copa do Mundo de esgrima em CR em 2019 (Alê Cabral/CPB)

Jovane Guissone e Athos Schwantes relembraram as respectivas trajetórias na esgrima durante a Live Tamo Junto desta sexta-feira (10) realizada nos perfis oficiais no Instagram do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Em um bate-papo descontraído e regado pelo sotaque sulista, o gaúcho Jovane Guissone, 37 anos, e o paranaense Athos Schwantes, 35, compartilharam histórias na esgrima que são bastante distintas, mas que se cruzaram em diversos momentos.

Enquanto Jovane conheceu a modalidade paralímpica já adulto, depois de sofrer uma lesão medular aos 22 anos, Athos pertence a uma família de esgrimistas e começou a praticar o esporte aos sete anos. Eles ainda têm uma pessoa em comum em suas vidas: Ivan Schwantes, irmão de Athos e técnico da seleção brasileira de esgrima em cadeira de rodas.

Athos Schwantes live esgrima
Athos começou aos sete anos na modalidade (Facebook/schwantes)

Londres-2012

As coincidências não param por aí. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres-2012 foram um marco na carreira de ambos os atletas.

Naquela ocasião, Jovane conquistou a primeira medalha paralímpica da esgrima em cadeira de rodas, um ouro na espada, enquanto Athos superou o histórico da família e conseguiu disputar uma Olimpíada, feito maior do que seu pai Ronaldo Schwantes, que teve como melhor resultado a conquista do bronze por equipes nos Jogos Pan-Americanos do México de 1975.

+ Paratletas e profissionais ressaltam desafios psicológicos

“Comecei muito nervoso. Meu primeiro combate foi contra o líder do ranking mundial na época. Perdi e pensei que já estava fora da disputa, tinha até chorado no banheiro. Quando me contaram que eu tinha avançado, porque um atleta havia saído e eu tinha um ponto a mais, encarei como um recomeço e dei tudo de mim. Então, cheguei à final. A decisão foi disputadíssima, chegamos a ficar empatados em 14 a 14. Em seguida, consegui fazer o último ponto, foi muito emocionante. Fiquei sem chão, pois conquistei um grande resultado, não só para mim, para o meu país, para nossa modalidade”, relatou na live Jovane Guissone, que já tem sua vaga garantida nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

“Eu saí de Londres com a meta de treinar muito para os Jogos do Rio. Estava mais experiente, queria curtir cada segundo, já que eu me sentia em casa. A torcida toda falava a minha língua. A estrutura era incrível. Joguei muito bem meu primeiro combate. No segundo, comecei na frente do placar, mas meu adversário mostrou porque era o líder do ranking”, lembrou Athos Schwantes.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Live integrada

Esta foi a oitava transmissão ao vivo, a chamada live, da parceria inédita entre os dois comitês, cujos perfis reúnem 336 mil seguidores no Instagram. Atletas de atletismo, tênis de mesa, vôlei, natação, hipismo, ciclismo e basquete já participaram desta parceria.

Mais em Paralimpíada Todo Dia