Siga o OTD

Esgrima

Brasil nos Top 10 de esgrima em cadeira de rodas em Pisa

Jovane Guissone e Mônica Santos ficaram entre as dez melhores da etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas

Os brasileiros Jovane Guissone e Mônica Santos ficaram entre as dez melhores da etapa de Pisa da Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas. Oito atletas da Seleção Brasileira participaram do evento.

A gaúcha Monica Santos, de 36 anos, ficou em décimo lugar no florete da classe A, para atletas com menor grau de comprometimento. Outro destaque foi o também gaúcho Jovane Guissone, 36, que conquistou o sexto lugar na espada da classe B. Vale ressaltar que foi nesta arma que Jovane conquistou o título paralímpico nos Jogos de Londres 2012.

Segundo o Ivan Schwantes, técnico da esgrima paralímpica nacional, o Brasil teve uma boa participação e, apesar de não ter alcançado o pódio, pode colher bons frutos do evento. “Todos os atletas somaram pontos para o ranking, e esse é o objetivo, somar pontos classificatórios para Tóquio 2020. Então, no geral, foi um bom resultado, uma boa competição para o Brasil”, disse.

A equipe brasileira foi composta também por Alex Sandro Souza, Carminha de Oliveira, Carolina Anzolin, Fabiana Soares, Moacir Ribeiro e Vanderson Chaves, que duelaram com as principais potências mundiais. A competição contou pontos para o ranking de classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio.

Essa foi a segunda etapa da competição. A anterior havia sido sediada em fevereiro, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Esse ano, entre os dias 17 e 23 de setembro, acontecerá o Campeonato Mundial da modalidade, em Cheongju, Coréia do Sul, e as próximas etapas já têm data e local para ocorrer. A terceira e próxima etapa será no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, de 21 a 25 de maio. A quarta etapa vai acontecer em Varsóvia, na Polônia, em julho e em novembro, a quinta e última parada dos atletas será em Amsterdã, na Holanda.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Esgrima