Siga o OTD

Escalada

Evento de escalada velocidade no Rio abre temporada 2020

O evento será realizado no Caminho Niemeyer, em Niterói, em 12 de janeiro, com entrada gratuita.

Em 12 de janeiro, atletas da Escalada de Velocidade, uma das modalidades que irá estrear nos Jogos de Tóquio 2020, abrem o calendário de competições do ano olímpico. O evento será realizado no Caminho Niemeyer, em Niterói, município da região metropolitana do Rio de Janeiro, com entrada gratuita.

+LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE ESCALADA

Entre atletas estrangeiros e nacionais, já estão confirmados Cesar Grosso, primeiro do ranking nacional, e, o caçula da competição, Lucca Macedo, de 17 anos. O sobrenome conhecido entre os alpinistas não é coincidência. Lucca herdou o gosto de escalar da mãe Camila (Macedo), top1 no ranking nacional, também confirmada na Escalada de Velocidade. A niteroiense Luana Riscado, que ocupa a terceira posição no Brasil, completa a lista de atletas nacionais na competição.

+SIGA-NOS EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE

De fora, virão Aleksandra Kalucka, da Polônia, que ficou em quinto lugar no mundial e, no momento, está classificada para o pré-olímpico de Toulouse; as russas Mariia Krasavina, que ficou em sexto no mundial, e Elizaveta Ivanova.

No masculino, um dos nomes favoritos da competição, líder do ranking mundial e atual campeão europeu de velocidade, o russo Vladislav Deulin. Também da Rússia, está confirmado Stanislav Kokorin, ouro na Copa do Mundo em 2010, o atleta ficou com o bronze no mundial disputado no Japão, em agosto deste ano. O terceiro nome é do ucraniano Kostiantyn Pavlenko; e, fechando a lista que estará em Niterói dia 12 de janeiro, Danny Valencya, equatoriano primeiro lugar panamericano da modalidade.

“Estamos empolgados e honrados de realizar a maior competição de escalada de velocidade do Brasil. Um esporte dinâmico, belo e emocionante que merecia um projeto sensacional! Nosso objetivo é ajudar a fomentar a modalidade que ainda é desconhecida pela população mostrando que é acessível a todos”, afirma Bernardo Fonseca, CEO da X3M Brasil, organizadora do evento.

Para a realização da disputa será instalado um paredão de 15 metros ao lado do Teatro Popular, tendo como pano de fundo a Baía de Guanabara. Organizada pela X3M, a Escalada de Velocidade tem patrocínio do Bradesco, Rexona, Piracanjuba, Hoteis.com e Prefeitura de Niterói.

Mais em Escalada