Siga o OTD

Escalada

César Grosso termina etapa da Copa do Mundo na 45º posição

Depois de quebrar o recorde brasileiro na velocidade, o brasileiro foi o nono atleta, entre os pan-americanos, na prova de dificuldade

Cesar Grosso representa o Brasil na Copa do Mundo em Villars - ilustra também: Os brasileiros César Grosso e Felipe Ho Foganholo disputaram, neste domingo (25), a final da prova de dificuldade do Pan-Americano de Escalada. Confira!
Foto Eddie Fowke IFSC

Com o quinto lugar na modalidade dificuldade entre os atletas pan-americanos, e o 45º geral, César Grosso encerrou com um balanço positivo, nesta sexta-feira (5), a sua participação na Copa do Mundo de Escalada – categorias dificuldade e velocidade-, que está reunindo mais de 450 participantes, de diferentes países, em Villars, na Suíça. Antes, na quinta-feira (4), César  – melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), em 36º lugar, havia disputado  a modalidade velocidade, terminando em terceiro entre os pan-americanos, com a quebra de seu próprio recorde brasileiro. A nova marca é de 7seg14. A próxima etapa da Copa do Mundo será nos dias 11, 12 e 13 deste mês, em Chamonix, na França.

“Estou bem satisfeito com esta etapa da Copa do Mundo. Primeiro, a disputa em Speed, com a quebra do recorde brasileiro e a terceira colocação entre os atletas pan-americanos. Foi um tempo muito bom, até surpreendente, já que comecei a treinar Speed há apenas 14 meses e meu primeiro campeonato foi aqui mesmo, ano passado. Então fico muito contente com essa evolução. Depois, Lead, que é minha especialidade. Escalei bem as duas vias. Eu me senti bem nas duas, que eram de estilos diferentes, e terminei em quinto entre os pan-americanos. Agora é continuar trabalhando e focar na próxima”, analisou César, que tem apoio de ClimbMania, Casa de Pedra, França e Associados e SBI Outdoor.

César comemorou os resultados obtidos em Villars como um ótimo passo, deixando para trás vários competidores pan-americanos – norte-americanos, argentinos, chilenos e equatorianos -, sempre pensando no grande objetivo que é o de buscar uma vaga nos Jogos de Tóquio 2020, em que a escalada fará a estreia como esporte olímpico. A classificação será definida em fevereiro de 2020, no Campeonato Pan-Americano Combinado, marcado para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde esses atletas serão seus adversários no sonho de chegar ao Japão.

Bianca Castro é 73ª colocada

Entre as mulheres, Bianca Castro teve mais uma participação satisfatória. A brasileira acabou terminando a prova de dificuldade da etapa de Villars, na Suíça, na Copa do Mundo de Escalada com a 73ª colocação, sendo a quinta entre as atletas pan-americanas.

“Estou muito feliz em ter participado de uma etapa da Copa do Mundo, e muito satisfeita com meu desempenho. Ontem eu estabeleci o novo recorde brasileiro em velocidade (com 14.28s), mesmo tendo bastante pra melhorar. Hoje a prova foi bem difícil, a primeira via foi bem difícil, onde acabei tendo um problema na leitura e a segunda já era bem dura desde o início, com uso de muita força, posicionamento de pé, mas fiquei feliz com o meu resultado”, comentou a atleta.

O chamado formato combinado, que será disputado em Tóquio, reúne as três categorias da escalada esportiva – Boulder (Explosão), Dificuldade e Velociodade. Para garantir um lugar no Japão é preciso estar pronto para competir em todas elas.

Mais em Escalada