Siga o OTD

Escalada

César Grosso faz balanço positivo após etapa da Copa do Mundo

César Grosso foi o melhor atleta sul-americano e ficou em sexto entre os competidores pan-americanos da modalidade boulder, na Alemanha

Escalada jogos mundiais

O escalador paulista César Grosso disputou neste fim de semana (18 e 19) a etapa de Munique da Copa do Mundo de Escalada – categoria Boulder – e saiu da Alemanha com um balanço positivo: foi o melhor atleta sul-americano e ficou em sexto entre os competidores pan-americanos na prova. Foram 213 participantes, de diferentes países, sendo 123 no masculino. Nenhum pan-americano passou para a semifinal, nem mesmo o canadense Sean Maccoli, considerado hoje o mais forte concorrente.  Melhor brasileiro no ranking mundial da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC), em 36º lugar, César esteve este ano em três das seis etapas da temporada. Além de Munique, competiu em Meiringen, na Suíça e Moscou, na Rússia.

“Na Alemanha, consegui fazer um top, que significa dominar a última agarra do boulder. Mas, para passar para a semifinal eram necessários dois tops e 5 zonas, que é a agarra intermediária”, explicou César.

O próximo desafio do escalador será a nova fase de treinos focada na resistência, visando as etapas da modalidade Lead, que começam em julho, na Suíça. César treina e compete na Europa e tem como grande objetivo a conquista de uma vaga nos Jogos de Tóquio-2020, quando a escalada fará a estreia como esporte olímpico. Para garantir um lugar no Japão é preciso estar preparado para competir nas três categorias (Boulder, Lead e Speed), no chamado formato combinado.

A escalada esportiva é praticada em paredes artificiais. No Boulder, categoria voltada para explosão, os atletas competem em paredes baixas, sem cordas, realizando movimentos fortes e explosivos. A escalada conta ainda com Lead (Dificuldade), disputada em paredes altas, com vias inéditas, de alta dificuldade, vencendo quem chegar mais alto, e com a Speed (Velocidade), em que dois escaladores enfrentam a mesma via, ganhando quem for mais rápido.

A partir de agora, no grande desafio de treinar e competir nas três modalidades em busca da vaga nos Jogos de Tóquio, César disputará, além das etapas de Lead, o Mundial Boulder, Lead e Speed em Hachioji, no Japão, no mês de agosto, e o Campeonato Pan-Americano Combinado, em 2020, nos Estados Unidos.

Mais em Escalada