Siga o OTD

Ciclismo Estrada

 

Avancini é um dos 135 que não completaram a prova do Mundial



Henrique Avancini e mais um monte de ciclistas sofreram com a distância e o percurso da prova do Mundial de ciclismo de estrada em Ruanda



Na imagem, Henrique Avancini no meio do pelotão da prova do Mundial de ciclismo de estrada.
Henrique Avancini no meio do pelotão da prova do Mundial de ciclismo de estrada. Foto: Instagram @vwrwanda

Sim, isso mesmo, 134 ciclistas não completaram e mais um sequer largou na prova masculina do Mundial de ciclismo de estrada. A competição ocorreu em Kigali, em Ruanda e o percurso de 16 voltas em um circuito de 13,6km acabou, principalmente, com a resistência de muita gente. Inclusive do único representante brasileiro na prova, Henrique Avancini, que tem experiência e força para provas tão difíceis quanto a deste domingo (28).

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Que um campeonato mundial só vão os melhores e a prova precisa ter um alto nível para coroar um campeão, isso é senso comum. Contudo, os 267,5km que 165 ciclistas tinham de percorrer foi algo realmente extenuante. E olha que Avancini já foi campeão mundial de mountain bike, o que exige muita preparação física e mental. O percurso ainda contava com um ganho de 5475m de altimetria no decorrer das voltas.

Nas provas de ciclismo de estrada, é comum um número grande de abandonos nas grandes voltas, pelo fato de correrem três semanas. Contudo, Avancini e a maioria do pelotão sofreu tudo isso em uma prova de um dia. Para efeito de registro na classificação, Henrique ficaria com a 55ª colocação se completasse com quem ainda restava na prova, estava na 12ª volta quando abandonou. Nessa altura, até o registro da volta anterior, o brasileiro tinha pedalado por 4h45min09s.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Entre os 30 que completaram, o campeão foi Tadej Pogacar, da Eslovênia, com o tempo de 6h21min20s. Não houve sprint de disputa na chegada. O atual tetracampeão do Tour de France se sagrou bicampeão mundial seguido de forma isolada. Chegou 1min28s à frente de Remco Evenepoel (BEL) e 2min16s antes de Ben Healy (IRL).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Ciclismo Estrada