Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Brasileiro Elite e Júnior começa na quinta em Maringá

Foto: Luis Claudio/CBC

Ciclistas de todas as regiões do país estão confirmados no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Júnior. O torneio acontece a partir de quinta-feira (24) e segue até domingo (27) na cidade de Maringá no Paraná.

Estreando um novo formato na programação, a confederação pretende oportunizar os ciclistas das categorias de base a conhecerem de perto e prestigiarem os seus ídolos nacionais, proporcionando assim uma troca de experiências saudável e produtiva entre os competidores. O campeonato será disputado pelas categorias Infantojuvenil, Juvenil, Junior, Sub23 e Elite (todas elas nos gêneros masculino e feminino).

Mais de 400 atletas são aguardados para disputar o título nacional. A programação começa na quinta-feira com as provas de contrarrelógio individual. De sexta a domingo acontecem as provas de resistência com percursos que chegam a 185 quilômetros (categoria elite). Entre as demais categorias os percursos vão de 36 a 108 quilômetros.

Os principais nomes da modalidades estão confirmados no evento, incluindo atletas de renome internacional como Rafael Andriato, que atualmente compete na equipe profissional italiana Wilier Triestina/Selle Itália, Gideoni Monteiro, representante da equipe brasileira de Pista nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, e Clemilda Fernandes, atual campeã brasileira.

“Competir no Brasil é sempre muito legal. Poder reencontrar os amigos e os familiares vai servir de motivação para fazer o meu melhor no Brasileiro. Estou vindo de algumas competições internacionais nas últimas semanas que serviram de preparação e espero manter um bom desempenho para brigar pelo título nacional. Sei que o percurso é bastante exigente, apesar de não parecer, mas vou fazer o meu melhor”, destacou Rafael Andriato.

No campeonato do ano passado, realizado em Joinville (SC), os campeões da Elite masculino foram Flávio Cardoso (resistência) e Rodrigo Nascimento (contrarrelógio), enquanto Clemilda Fernandes venceu as duas provas no feminino.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Junior 2017 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura Municipal de Maringá, Salvar (Urgências Médicas), Mix Bicicletas e Kode.

Programação

23/08 (18:00) – Congresso Técnico

24/08 – (09:00) – Prova de Contrarrelógio Individual

Todas as categorias

25/08 (08:00) – Prova de Resistência (Estrada)

Todas as categorias femininas: Infantojuvenil, Juvenil, Junior, Sub 23 e Elite

26/08 (08:00) – Prova de Resistência (Estrada)

Categorias Masculino: Infantojuvenil, Juvenil e Junior

27/08 (08:00) – Prova de Resistência (Estrada)

Categorias Masculino:  Sub 23 e Elite

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ciclismo Estrada