Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Brasileiro Elite e Júnior começa na quinta em Maringá

Foto: Luis Claudio/CBC

Ciclistas de todas as regiões do país estão confirmados no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Júnior. O torneio acontece a partir de quinta-feira (24) e segue até domingo (27) na cidade de Maringá no Paraná.

Estreando um novo formato na programação, a confederação pretende oportunizar os ciclistas das categorias de base a conhecerem de perto e prestigiarem os seus ídolos nacionais, proporcionando assim uma troca de experiências saudável e produtiva entre os competidores. O campeonato será disputado pelas categorias Infantojuvenil, Juvenil, Junior, Sub23 e Elite (todas elas nos gêneros masculino e feminino).

Mais de 400 atletas são aguardados para disputar o título nacional. A programação começa na quinta-feira com as provas de contrarrelógio individual. De sexta a domingo acontecem as provas de resistência com percursos que chegam a 185 quilômetros (categoria elite). Entre as demais categorias os percursos vão de 36 a 108 quilômetros.

Os principais nomes da modalidades estão confirmados no evento, incluindo atletas de renome internacional como Rafael Andriato, que atualmente compete na equipe profissional italiana Wilier Triestina/Selle Itália, Gideoni Monteiro, representante da equipe brasileira de Pista nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, e Clemilda Fernandes, atual campeã brasileira.

“Competir no Brasil é sempre muito legal. Poder reencontrar os amigos e os familiares vai servir de motivação para fazer o meu melhor no Brasileiro. Estou vindo de algumas competições internacionais nas últimas semanas que serviram de preparação e espero manter um bom desempenho para brigar pelo título nacional. Sei que o percurso é bastante exigente, apesar de não parecer, mas vou fazer o meu melhor”, destacou Rafael Andriato.

No campeonato do ano passado, realizado em Joinville (SC), os campeões da Elite masculino foram Flávio Cardoso (resistência) e Rodrigo Nascimento (contrarrelógio), enquanto Clemilda Fernandes venceu as duas provas no feminino.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Junior 2017 é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), com apoio da Prefeitura Municipal de Maringá, Salvar (Urgências Médicas), Mix Bicicletas e Kode.

Programação

23/08 (18:00) – Congresso Técnico

24/08 – (09:00) – Prova de Contrarrelógio Individual

Todas as categorias

25/08 (08:00) – Prova de Resistência (Estrada)

Todas as categorias femininas: Infantojuvenil, Juvenil, Junior, Sub 23 e Elite

26/08 (08:00) – Prova de Resistência (Estrada)

Categorias Masculino: Infantojuvenil, Juvenil e Junior

27/08 (08:00) – Prova de Resistência (Estrada)

Categorias Masculino:  Sub 23 e Elite

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ciclismo Estrada