Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Coronavírus: decisão sobre a Volta da França deve sair até 15 de maio

Organizadores devem divulgar decisão sobre a realização da prova em 15 dias. Ministra dos Esportes da França sugere competição sem torcida nas ruas

Volta da França pode ser realizada em meio à pandemia do coronavírus
Volta da França atrai mais de 10 milhões de pessoas às ruas da França todos os anos (Foto: Divulgação/UCI)

Um dos últimos eventos europeus marcados para o primeiro semestre e não adiado, a Volta da França pode ocorrer em meio à pandemia do coronavírus. De acordo com o Inside the Games, site britânico especializado em esportes olímpicos, os organizadores vão esperar até o dia 15 de maio para tomar uma decisão definitiva.

Após o adiamento das Eurocopa de futebol masculino e dos Jogos Olímpicos de Tóquio, a Volta da França é o único evento de grande porte que segue no calendário sem alterações. A largada está programada para 27 de junho, em Nice. O final será em Paris, no dia 19 de julho.

+ Veja mais notícias sobre o coronavírus

Diante deste cenário, a Ministra dos Esportes da França, Roxane Maracineanu, deu a ideia de realizar o evento sem torcida. “A Volta da França é um monumento esportivo. É muito cedo para decidir. Existe um tempo para tudo. Por enquanto, temos uma batalha mais urgente (contra o coronavírus)”, ressaltou, detalhando que a ausência de torcedores não resultaria em um prejuízo para os organizadores.

“O modelo econômico da Volta não é baseado na venda de ingressos, mas em direitos de televisão. Durante esse período de confinamento, todos estão cientes dos riscos. As pessoas entendem os benefícios de ficar em casa e assistir ao evento na televisão em vez de ao vivo. Não seria prejudicial acompanhar a competição na TV”, concluiu.

Calendário do ciclismo prejudicado

Ao lado da Volta da França, o Giro da Itália é uma das principais provas de ciclismo de estrada no primeiro semestre. Diferentemente do evento francês, a competição italiana, que estava prevista para acontecer entre nove e 31 de maio, foi adiada.

UCI World Tour

Com 17 provas da UCI World Tour canceladas ou adiadas, David Lappartient, presidente da União Ciclista Internacional (UCI), está trabalhando para adequar o calendário do ciclismo de estrada, mas sem estendê-lo “além do que é razoável”.

Mais em Ciclismo Estrada