Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Lauro Chaman fatura o bi na perseguição do Parapan

Brasileiro foi dominante na prova para conquistar sua sétima medalha em Jogos Parapan-Americanos

Lauro Chaman durante disputa da perseguição do ciclismo de pista no Parapan de Santiago-2023

É ouro para o Brasil! Lauro Chaman conquistou a medalha de ouro na perseguição individual 4.000m das classes C4-5 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago-2023. É seu segundo título consecutivo na prova de ciclismo de pista, repetindo o desempenho de Lima-2019. Na final, ele superou o colombiano Carlos Villanueva. Ainda nesta sexta-feira (24), Bianca Canovas ainda conquistou um bronze no contrarrelógio 1.000m da classe B.

Um dos grandes nomes do ciclismo brasileiro, Lauro Chaman teve um desempenho irretocável para conquistar mais um ouro. Ele teve o melhor tempo da qualificatória, marcando 4min30s040, quase sete segundos a frente do segundo colocado, e se garantiu na final. Já na decisão, encarou Carlos Villanueva e ganhou com sete segundos e meio a frente do adversário. Luiz Grizante também competiu, mas terminou em quarto lugar.

Esta foi a sétima medalha de Lauro Chaman em Jogos Parapan-Americanos, a segunda na perseguição individual, repetindo o ouro que conquistou em Lima-2019. Em Santiago-2023, ele também faturou uma prata no contrarrelógio do ciclismo de estrada. Além disso, o atleta de 36 anos também acumula duas medalhas paralímpicas na Rio-2016, além de três bronzes no Mundial deste ano.

Bianca Canovas leva segundo bronze

Bianca Canovas conquistou seu segundo bronze no Parapan, agora no contrarrelógio 1.000m da classe B (atletas cegos). Tendo Nicolle Wendy como guia, ela marcou o tempo de 1min17s706, ficando atrás da estadunidense Hannah Chadwick-Dias (1min12s265, recorde parapan-americano) e da argentina Maria Quiroga (1min13s431). Bianca e Nicolle já haviam medalhado na perseguição individual 3.000m, no dia anterior.

Quem também buscava sua segunda medalha no ciclismo de pista em Santiago-2023 era Sabrina Custódia, mas diferente da compatriota, ela não obteve êxito. Sabrina ficou em quarto lugar na perseguição individual 3.000m das classes C1-3, ao perder a disputa de terceiro lugar para a colombiana Paula Perez por quase oito segundos de diferença. Outras duas brasileiras competiram: Amanda Paiva foi a sexta colocada, enquanto Victoria Camargo ficou em sétimo.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia