Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Histórico! Henrique Avancini é campeão mundial de maratona

Brasileiro Henrique Avancini se tornou neste domingo o primeiro brasileiro a sagrar-se campeão mundial no mountain bike ao vencer a modalidadade maratona na Itália

Henrique Avancini se transformou no primeiro brasileiro a sagrar-se campeão mundial de mountain bike. O título foi conquistado neste sábado na categoria maratona, que foi disputada em uma das mais lindas paisagens do mundo, em Tre Cime di Lavaredo, na Itália, local considerado patrimônio mundial pela Unesco. A conquista aconteceu uma semana depois do brasileiro ficar em quarto lugar no Mundial de cross-country, que é a modalidade olímpica do mountain bike.

+Resultados completos

A prova masculina, que teve percurso de 102km, o grupo de líderes que contava com 14 ciclistas foi reduzido para cinco na subida do Tre Cime. Além de Henrique Avancini, o colombiano Hector Paez Leon, o americano Howard Grotts, o russo Alexey Medvedev e o austríaco Daniel Geismayr estavam na briga. Paez León foi o primeiro a atacar, mas Avancini e Geismayr e ultrapassaram o atleta da Colômbia.

Chegando ao último quilômetro, o brasileiro e o austríaco ainda estavam juntos, apenas 10 metros a frente de Paez León. No sprint final, após 102 quilômetros de corrida, Henrique Avancini fez a última curva com uma pequena vantagem sobre os rivais e conseguiu mantê-la até cruzar a linha de chegada em primeiro lugar e entrar para a história como o primeiro ciclista do país campeão mundial de mountain bike.

“Eu sabia que estava em boa fora, mas também que eu era um intruso”, afirmou o brasileiro, se referindo ao fato de priorizar as competições de cross-country, que é a modalidade olímpica do mountain bike. “Minha cartada foi tentar quebrar o ritmo dos pilotos da maratona e acho que eu fiz isso. Eu não tenho uma modalidade favorita. E sinto que sou um ciclista antes de tudo e durante essa temporada tentei mostrar isso. Eu não esperava fechar o ano com o título mundial”, afirmou o brasileiro depois da prova.

Annika Langvad 
A corrida feminina, que teve trajeto de 89kg, foi vencida pela dinamarquesa Annika Langvad, que foi campeã mundial da maratona pela quinta vez. “Foi muito difícil, com certeza a corrida mais seletiva da qual participei”, disse Langvad. “Tentei ser agressiva desde a primeira subida. Desde que me senti bem, mantive o ritmo até ao final e consegui aumentar a distância para minhas adversárias. Não podia estar mais empolgada em terminar a minha temporada assim!”, afirmou a ciclista.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo Mountain Bike