Uma das principais marcas do ciclismo mundial, a Cannondale está de volta ao cenário nacional do mountain bike, disputando as principais provas da modalidade no Brasil e na Américado Sul. O projeto da Equipe Cannondale/Avancini Bikes/Amino Vital nasceu do desejo do atleta Henrique Avancini em ativar sua loja de bicicletas (Avancini Bikes), localizada em Petrópolis (RJ), com o mundo do ciclismo de alta performance.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
A Avancini Bikes foi fundada há mais de 30 anos por Ruy Avancini (pai de Henrique) e é referência no setor na América Latina. A loja é parceira exlcusiva na venda de bicicletas das marcas Cannondale e Caloi. E a ligação se estendeu novamente para o universo competitivo. “A Cannondale é uma marca disruptiva, que tem a inovação no seu DNA. Ela tem uma plataforma atual que trouxe muito sucesso, tendo três campeões mundiais no ano passado na categoria elite, o que foi um feito incrível e histórico em toda a existência do mountain bike mundial. Então nós temos a confiança na Scalpel, uma bike muitíssimo capaz. A nova Scalpel é um equipamento que vem sendo muito elogiado pelos pilotos e também nos reviews das mídias globais, e esse é o principal motivo de nós termos escolhido a marca para começarmos juntos esse projeto da equipe”, comenta Henrique Avancini.
Elenco formado
A Equipe Cannondale/Avancini Bikes/Amino Vital terá três atletas em estágios diferentes da carreira. Natural de Petrópolis, o experiente Wolfgang Olsen tem 32 anos e já representou o Brasil em Mundiais, Copas do Mundo e Man-Americanos e já foi duas vezes campeão da Brasil Ride América Man. “Em 2025 busco a minha melhor versão após duas temporadas com problemas de saúde. Finalmente estou melhor, durante este período não desisti de lutar e cultivei a vontade de poder treinar bem e competir bem novamente, então pude me desenvolver em outras áreas, desde a parte fisiológica, a emocionais e mentais. Acredito que com estes ingredientes tenho as chances de fazer algo que seja grandioso para mim e ao mesmo tempo poder inspirar as pessoas que me cercam com atitudes, mentalidade e comprometimento”, afirmou o atleta.
O mexicano Adair Gutiérres Prieto é o atual vice-campeão pan-americano da categoria elite, já tem dois top-6 em provas de Copa do Mundo e representou o México nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. “Estou muito feliz de fazer parte da Equipe Cannondale/Avancini Bikes/Amino Vital para a temporada 2025. Essa é uma grande oportunidade que tenho para alcançar meus objetivos nesse ano pós-olímpico. Chego em uma equipe que tem uma boa estrutura, cheia de possibilidades, e vejo que tenho tudo para alcançar bons resultados nas corridas que tivermos pelo caminho. Não vejo a hora de começar a competir para colocar o time no lugar mais alto do pódio. Não posso esquecer de falar que também estou muito feliz de poder estar em um novo país. Vou dar meu melhor em cada competição que disputar”, comentou o mexicano.
De olho nele
Por fim, o time também terá uma jovem promessa disputando provas na categoria júnior. Pedro Gomes Sant’Ana Arêas tem 16 anos e é natural de Campos dos Goytacazes. Ele já tem vários títulos estaduais nas categorias de base, assim como algumas vitórias em etapas da Taça brasil de XCO. “Será minha primeira temporada como atleta Júnior. É uma categoria muito importante para o meu desenvolvimento como ciclista, e pretendo evoluir e disputar por vitórias nas principais provas do Brasil”, disse o jovem ciclista.