Neste sábado (01), a mineira de 17 anos, Ana Laura Ferreira Bueno, competiu na prova do Cross Country Olímpico da categoria júnior, em Melgaço, Portugal. A prova valia pontos no ranking da categoria da União Ciclística Internacional (UCI). Assim, a brasileira terminou com a décima colocação entre 20 competidoras da Europa e América do Sul.
A renovação do ciclismo mountain bike no Brasil ocorre com um bom volume de ciclistas mulheres, uma delas é mineira vinda de Varginha e que já compete em provas internacionais. Aos poucos, Ana Laura Bueno vai ganhando experiência e maturidade para representar o país. Ex-atleta de jiu-jitsu, a ciclista começou a pedalar na pandemia por orientações do pai, Sérgio Bueno. Anteriormente, conquistou títulos estaduais de categorias mais jovens.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Então, em Melgaço, Portugal, Ana Laura competiu contra outras 19 atletas com a faixa etária entre 17 e 18 anos da Espanha, França, Portugal e Venezuela. Desse modo, a brasileira completou o percurso com o tempo de 1h08min04s e a décima colocação, que lhe rendeu 22 pontos no ranking. Até a última semana, Ana Laura não aparecia no ranking internacional, mas deve saltar para um posta acima do 250º lugar.
A vencedora da prova foi a espanhola Lorena Patiño Villanueva, com o tempo de 55min22s. Em seguida, vieram a francesa Lison Desprez, com 57min54s, e outra espanhola, Monica Martínez, com 58min52s. A outra sul-americana da prova, a venezuelana Ana Paula Ron Velásquez terminou na 8ª colocação, com 1h04min51s.