Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Giuliana Morgen é campeã pan-americana juvenil

Maximiliano Blanco/CBC

Giuliana Morgen é campeã pan-americana juvenil

Com 14 anos, Giuliana Morgen fica com a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de mountain bike; Competição segue neste domingo.

O Brasil faturou, no último sábado, a primeira medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano de mountain bike,  disputado em Pereira, na Colômbia. A ciclista Giuliana Salvini Morgen, de apenas 14 anos, venceu a prova da categoria Juvenil com 46min41s.

Giuliana largou a prova com um ritmo muito forte e nos primeiros metros já assumiu a liderança da competição. Após alguns quilômetros percorridos, a disputa ficou acirrada entre a brasileira e a colombiana Sofia Villegas. Mas nos últimos metros, Giuliana assumiu a ponta e garantiu a primeira medalha de ouro do Brasil nesta edição do Pan. A prata ficou com Solia Villegas, seguida pela sua compatriota Karen Sanchez, em terceiro lugar.

“Estou muito emocionada com esse resultado. Agradeço a todos os meus patrocinadores e especialmente minha família, meu pai que está aqui também me acompanhando e competindo, e todos aqueles que ficaram torcendo no Brasil”, declarou a campeã.

A nova promessa do Mountain Bike nacional é filha do multimedalhista brasileiro Albert Morgen, que por muitos anos foi considerado um dos melhores atletas do país. Atualmente Albert compete na categoria Master A2, e terminou sua prova do Pan nesta sexta com a 9ª colocação.

Brasileiras ficam no top-10 na júnior

Além da primeira medalha, os brasileiros ainda vibraram com os atletas da categoria Junior. Bruna Saalfeld Elias, atual campeã brasileira, e Marcela Matos, entraram na pista e pedalaram forte durante três voltas em busca das primeiras colocações.

Bruna Saalfeld conquistou a sexta colocação, quatro posições a menos que em 2017.  Já Marcela Matos terminou na 10ª posição. A vitória ficou com a mexicana Fatima Hijar, seguida pela colombiana Angie Lara e a chilena Catalina Vidaurre.

“Hoje a pista amanheceu muito boa, consegui fazer uma prova bastante regular, com voltas constantes. Melhorei meu resultado do ano passado e estou feliz com minha participação”, destacou Bruna.

Entre os homens, Gustavo Xavier foi o representante da Seleção e conquistou a 17ª posição. A medalha de ouro ficou com o chileno Martin Vidaurre, a prata com o argentino Agustin Durán e o bronze com o colombiano Jesus Peña.

Neste domingo, será a vez da elite entrarem na pista. A Seleção Brasileira disputa com Henrique Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão. O Brasil ainda conta com Leticia Candido, Carlos Olimpio, Guilherme Muller, Jose Gabriel Marques, Kennedi Lago, Rubens Valeriano e Sherman Trezza.

 

Mais em Ciclismo Mountain Bike