Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Avancini revela depressão e detalha rixa com Nino Schurter

Ciclista comentou os fatos inéditos que virão à tona em Efeito Avancini como a depressão que teve em 2021 e detalhes da rixa com Nino Schurter

Efeito Avancini Henrique Avancini revela depressão e detalha rixa com Nino Schurter
Fábio Piva/Red Bull Content Pool

Na pré-estreia de Efeito Avancini, série em cinco capítulos produzida pela Red Bull TV, realizada no Cine Sala, em Pinheiros, os três primeiros episódios foram exibidos para um público seleto de convidados e jornalistas. Entre os fatos marcantes mostrados na telona, histórias e relevações inéditas como a depressão pela qual Henrique Avancini passou em 2021, ano dos Jogos Olímpicos, e também os motivos detalhados que fizeram o campeão olímpico e dez vezes campeão mundial Nino Schurter se transformar em desafeto do brasileiro.

“É estranho você ver a sua história contada de uma forma mais completa e profunda. A ideia era contextualizar mais coisas do que envolve a vida de um atleta de alto rendimento. Esse lado humano, além das pistas. Acho que não foi fácil. Foi uma coisa bem complicada, bem complexa de me abrir para isso. Mas eu achei que era o momento de compartilhar certas coisas que até então eu mantinha de uma forma mais privada”, afirmou o ciclista, que quis deixar muito claro na série Efeito Avancini os motivos que causaram a rusga com Nino Schurter.

+Gustavo Xavier é bronze no sub-23 da etapa final da Copa do Mundo

“As pessoas sabiam que tinha rolado uma rixa e foi a primeira vez que eu realmente contei os fatos. A gente quis trazer o depoimento dele também, mas ele não quis falar a respeito. Mas acho que contextualiza de uma forma bem diferente do porque que gerou essa faísca em mim em relação a ele e os efeitos que isso gerou em mim. Então, acho que tem bastante novidade que a galera vai se impressionar”, espera o ciclista.

ASSISTA AO PRIMEIRO EPISÓDIO

O ponto alto da série Efeito Avancini acontece na histórica etapa da Copa do Mundo realizada em Petrópolis, terra natal do ciclista, em abril deste ano. “A coisa mais bonita que teve foi o reconhecimento e o carinho que eu recebi num evento em que eu não performei da melhor forma possível. Óbvio que eu queria performar muito melhor, óbvio que as pessoas ficariam muito mais felizes, porém, acho que como as coisas aconteceram, as pessoas puderam enxergar o valor daquele momento e de tudo o que aquilo representava. Acho que foi fantástico”.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Por mudanças na gestão e na transmissão da Copa do Mundo, Petrópolis está fora do calendário para 2023, mas a expectativa é que volte em 2024. Ao mesmo tempo, da parte do atleta, Henrique Avancini tem esperança de recuperar em breve seus melhores resultados depois de duas temporadas que não foram tão boas.

“Passei 2022 refletindo muito sobre qual seria o próximo passo e tem sido um ano de muitas mudanças para mim, de ‘restartar’ certas coisas, de trazer um frescor na minha forma de trabalhar e se preparar. Pô, eu acredito que eu consigo ainda extrair muita coisa. Acho que o tempo vai revelar se a minha esperança é verdadeira ou não. A minha melhor versão, sinceramente pelo que eu passei nesses dois anos, ainda está por vir”, espera Henrique Avancini.

ASSISTA AO SEGUNDO EPISÓDIO

A SÉRIE

Em cinco episódios, Efeito Avancini, em coprodução com o Canal OFF, recorda a trajetória de Henrique Avancini até a linha de chegada da etapa brasileira da Copa do Mundo de mountain bike, que voltou ao Brasil depois de 17 anos por influência do atleta. O Avança – como também é conhecido – relembra como, sozinho, reuniu energias para se colocar entre os melhores do mundo em uma viagem ‘absurda’ pela Europa, trouxe a ideia inovadora de aplicar gestão de alta performance aos atletas brasileiros e abriu trilhas para o desenvolvimento do esporte.

Por meio de depoimentos do pai, de amigos e de profissionais que mudaram a carreira de Avancini, o documentário ainda brinda o público com os efeitos que o atleta gerou tanto ao esporte brasileiro quanto ao estilo de vida sobre duas rodas.

A partir do dia 14 de setembro, o primeiro e segundo episódios da série ‘Efeito Avancini’ estarão disponíveis gratuitamente, em português, na Red Bull TV, por meio do link http://www.redbull.com/EfeitoAvancini . Os demais episódios serão lançados toda quarta-feira na plataforma.

No canal OFF, a série tem estreia marcada para o dia 14 de outubro, às 19h, e terá episódios semanais, toda sexta-feira.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo Mountain Bike