Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Luiz Cocuzzi e Raiza Goulão se destacam no Brasileiro de MTB

Brasileiro de Mountain Bike XCO

A elite do Mountain Bike nacional se reuniu neste domingo (23) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO. O torneio foi disputado em Domingos Martins (ES). A categoria Elite contou com os triunfos de Raiza Goulão e Luiz Cocuzzi.

A largada da Elite feminina foi disputada com um ritmo forte. Raiza adotou uma estratégia mais agressiva e conquistou a liderança na primeira volta. A atleta da equipe PMRA Racing Team venceu a prova em 1h24min11s, pouco mais de oito minutos de vantagem sobre a segunda colocada. A prata ficou com Leticia Candido, da equipe TSW Racing Team, com 1h32min27s. O terceiro lugar foi ocupado pela experiente ciclista Erika Gramiscelli, do time Gramiscelli Bikes, com 1h33min58s.

“Cheguei da Europa com muita sede de correr. Estava com saudade desse calor brasileiro. A pista estava incrível, a cada ano estamos tendo uma surpresa maior com as pistas do Campeonato Brasileiro. A cada ano estão mais técnicas, sempre se baseando em pistas da copa do mundo e isso é muito importante para a evolução do nosso esporte. Estou muito contente e acho que foi um ótimo treino pra mim, que ainda tenho muitas provas para disputar fora do país”, declarou Raiza.

Já na Elite masculina, os atletas tiveram que lidar com a chuva durante a última das seis voltas do circuito. Henrique Avancini, Luiz Cocuzzi, Sherman Trezza e Guilherme Gotardelo formaram o primeiro pelotão da prova. Cocuzzi, que defende a equipe Lar Nossa Senhora Aparecida, se manteve isolado na liderança e conquistou o título nacional com 1h23min08s, o seu primeiro na carreira. A segunda posição ficou com Avancini, da Cannondale Factory Racing, que completou a prova em 1h23min26s. Ele foi seguido por Sherman Trezza, da equipe Caloi, que completou o pódio na terceira colocação com o mesmo tempo.

Outras categorias do Brasileiro de Mountain Bike XCO

Um dos principais destaques da categoria Junior foi a jovem Bruna Saalfeld, de 17 anos. Marcela Lima Matos, do Raiza MTB Team terminou em segundo lugar e Stella Marques, da Flay Bikes, em terceiro. A ciclista gaúcha já coleciona quatro títulos nacionais, sendo um na categoria infanto-juvenil, dois na Juvenil e o recém conquistado na Junior do Brasileiro de Mountain Bike XCO.

“Eu não tenho palavras para conseguir explicar a emoção que eu estou sentindo. Esse foi o meu quarto título brasileiro consecutivo, então estou muito feliz. O brasileiro é uma prova muito importante pra mim, acende sempre uma faísca no meu coração e eu acabo entrando em uma outra atmosfera. Compartilho essa vitória com toda minha família e amigos que não deixaram de torcer por nenhum minuto, sempre gritando e me incentivando”, contou Bruna Saalfeld.

Já os ciclistas da categoria Junior masculino protagonizaram um sprint final muito apertado entre os três primeiros colocados. A vitória ficou com o mineiro Lucas Sírio, da equipe Specialized, que comemorou a vitória sobre Pedro Lage, da Bike Point Criciúma, segundo colocado, e Cristian Lazzari, que defende a equipe AGACI, em terceiro.

Por fim, as categorias Sub-23 foram vencidas por Karen Fernandes, da OGGI Bikes, e José Gabriel Marques, da equipe Audax. Eles e os primeiros colocados das categorias Elite e Júnior pontuam no ranking internacional da UCI.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ciclismo Mountain Bike