Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini confirma sétima participação na Brasil Ride

A competição será realizada entre 20 e 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, o brasileiro vai tentar o tricampeonato seguido da prova

Henrique Avancini e Manuel Fumic no Brasil Ride 2018
Avancini (direita) e Fumic na prova do ano passado (Hudson Malta / Brasil Ride)

O brasileiro Henrique Avancini, campeão mundial de 2018 no Cross Country Maratona (XCM) de Mountain Bike, está confirmado na décima edição da Brasil Ride. A prova será realizada entre 20 e 26 de outubro, no Extremo Sul da Bahia. Ele vai tentar o tricampeonato seguido da prova, o quatro no total.

Além dos títulos de 2017 e 2018, Henrique Avancini venceu o Brasil Ride em 2013, junto com o compatriota Sherman Trezza, seu companheiro no início da carreira. No ano retrasado levou o bicampeonato ao lado do tcheco Jiri Novak, e, na nona edição, venceu ao lado do alemão Manuel Fumic, que voltará a ser seu parceiro agora em 2019.

Nas edições 2014 e 2015 do Brasil Ride, ambas vencidas pelo holandês Hans Becking e Jiri Novak, Henrique Avancini foi campeão das Américas ao lado de Sherman e de Wolfgang Olsen, respectivamente.

“Uma das coisas mais importantes que a Brasil Ride trouxe para o nosso País foi o alcance do ciclismo fora do nicho, o quanto contribuiu para levar a modalidade para fora dos nossos muros. Essa foi uma grande conquista na qual a Brasil Ride foi pioneira. Além disso, falando especificamente do ponto de vista do ciclista profissional, sempre houve um esforço muito grande da organização em trazer nomes fortes do exterior para competir no Brasil”, avalia Henrique Avancini, número 2 do ranking mundial de mountain bike e top 3 na temporada de 2019 da Copa do Mundo.

“Esse intercâmbio foi muito importante para o meu desenvolvimento como atleta, porque eu sempre tive ao menos uma oportunidade ao ano de, na Brasil Ride, me comparar e competir com os atletas europeus dentro do meu ‘campo de jogo’, do ambiente que eu dominava e conhecia. A chance de ser local contra grandes nomes do MTB mundial. Isso me fez conquistar muita confiança, principalmente após a primeira vitória, em 2013. Foi um grande marco na minha carreira, em questão de confiança do que eu poderia fazer diante de atletas estrangeiros”, complementa  Henrique Avancini.

+ Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Brasil Ride

Considerada a Giro d’Itália do MTB mundial, a ultramaratona do Brasil Ride oferece um forte desafio para os participantes do mundo inteiro. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Brasil Ride.

No último dia da competição, o sábado (26), mais 1.500 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ciclismo Mountain Bike