Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini é campeão da Tankwa Trek na África do Sul

Avancini conquistou o título inédito da prova sul-africana Momentum Health Tankwa Trek. No Chile, Lucas Borba é o melhor brasileiro no Red Bull Valparaíso Cerro Abajo.

Foto: Zoon Cronje

Atual campeão do mundo de Maratona MTB, o petropolitano Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) conquistou neste domingo (10), ao lado do alemão Manuel Fumic, o título inédito da prova sul-africana Momentum Health Tankwa Trek. Com o triunfo, Avancini, número 2 do mundo, somou mais 120 pontos nos rankings olímpico e mundial, de olho na vaga para Tóquio 2020. A Tankwa Trek fez parte da preparação da dupla para a ultramaratona ABSA Cape Epic, também na África do Sul, em março.

Avancini e Fumic entraram na quarta e última corrida da Tankwa Trek com uma vantagem de 2min42seg para seus companheiros de equipe, Maxime Marotte, da França e o britânico Orr Cameron, após terem vencido as três primeiras etapas da competição. Assim, no dia decisivo, confirmaram o título com a segunda colocação, atrás apenas do suíço Urs Huber e do alemão Simon Stiebjahn.

“Mais do que especial vencer essa prova, porque além do pelotão de alto nível, é uma redenção para nós já que abandonamos a corrida no ano passado devido a uma lesão do Fumic. Não canso de continuar aprendendo sobre a vida em cima de uma bicicleta”, disse Henrique Avancini, integrante do Shimano Sports Team. Na Tankwa Trek, Avancini e Fumic pedalaram 11h01min10seg em quatro etapas, totalizando 288 km e 5.760 m de altimetria acumulada, 2min54 à frente de Marotte e Cameron.

Red Bull Valparaíso Cerro Abajo – Atual campeão do Open Shimano Latam, principal competição de downhill do continente sul-americano, o piloto Lucas Borba (Manoel Marchetti/Shimano) competiu neste fim de semana na edição de 2019 do Red Bull Valparaíso Cerro Abajo – The Ultimate Urban Downhill, no Chile. Lukinha, como é conhecido, foi o melhor brasileiro do evento, terminando na sétima colocação, a apenas 196 milésimos de segundo de um lugar no pódio e 3seg247 do campeão, o chileno Pedro Ferreira.

“Feliz demais em estar nessa final, a primeira vez competindo no Red Bull Valparaíso Cerro Abajo. Posso dizer que é uma prova de nervos. Que pista, com saltos incríveis. Muito contente por essa oportunidade, agradecido por tudo e em busca de sempre melhorar”, comemorou o catarinense de Ibirama.

Mais em Ciclismo Mountain Bike