Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Em seu retorno, Isaquias Queiroz avança para a semi do Mundial

Campeão olímpico Isaquias Queiroz fica em segundo lugar na bateria e garante vaga na semi do C1 1000m no Mundial

Isaquias Queiroz no Mundial de canoagem velocidade
(Foto: Fábio Canhete/CBCa

Isaquias Queiroz iniciou sua participação no Mundial de canoagem velocidade, em Duisburg, na Alemanha, no início da quarta-feira (23). Ele ficou em segundo lugar em sua bateria eliminatória no C1 1000m e se classificou para a semifinal da prova, dando o primeiro passo para a conquista da vaga olímpica para Paris 2024. Filipe Vieira e Valdenice Conceição também avançaram em suas provas, enquanto seis atletas se classificaram para a final na paracanoagem.

Competindo pela primeira vez após o nascimento do segundo filho, Isaquias Queiroz precisava ficar entre os cinco primeiros colocados da série para se classificar para a semifinal. Ainda assim, o campeão olímpico iniciou a prova de forma intensa e ficou na primeira colocação pelos primeiros 750 metros. No quarto final da disputa, ele abaixou o ritmo e foi ultrapassado pelo romeno Catalin Chirila, que concluiu em primeiro lugar com 3min57s524, dez segundos a frente do brasileiro.

Com a classificação para a semifinal, Isaquias Queiroz voltará a competir já nesta quinta-feira (24), às 11h41 (horário de Brasília). Ele terá outros oito concorrentes em sua bateria e precisará ficar entre os três primeiros colocados para ir à final, programada para ocorrer no sábado (26), às 7h01. Os cinco melhores atletas do C1 1000m no Mundial garantirão vaga na canoagem velocidade dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Brasileiros vão às semifinais

Ainda na canoagem velocidade, Filipe Vieira venceu sua bateria eliminatória no C1 500m com o tempo de 1min48s919. Seu tempo foi mais de um segundo mais rápido do que o do cazaque Sergey Yemelyanov, segundo colocado da série. Dessa forma, o brasileiro se classificou para a semifinal da prova, que acontecerá na sexta-feira, a partir das 06h12 (horário de Brasília). Os três primeiros colocados de cada bateria se classificarão para a final.

Valdenice Conceição também se classificou para a semifinal do C1 200m após ficar em quarto lugar em sua bateria eliminatória, com 48s620, dois segundos atrás da espanhola Antia Jacome. As semis da prova ocorrerão na sexta-feira (25), a partir das 04h45 (horário de Brasília). Por lá, ela precisará ficar entre as três melhores colocadas para avançar à final.

Valdenice Conceição no Mundial de canoagem velocidade
Valdenice Conceição (Foto: Fábio Canhete/CBCa)

Quem também avançou para a semifinal foi Edson Isaías da Silva, ao ficar em quarto lugar na bateria do K1 200m. Ele marcou 36s269, menos de um segundo atrás do britânico Lewis Fletcher, vencedor. As semis acontecerão nesta quinta-feira (24), a partir das 09h. Edinho, que tem 41 anos, foi medalhista nesta prova nos Jogos Pan-Americanos Toronto-2015.

Pelo K1 1000m, Ana Paula Vergutz se classificou para a semi entre as mulheres, após ser quarta colocada na eliminatória, com 4min22s243. As semifinais serão realizadas nesta quinta, às 11h20 (horário de Brasília). Entre os homens, Vagner Souta ficou em sexto lugar em sua série, com 3min58s210, e não passou para a semifinal da prova. Apenas os cinco primeiros se classificavam.

Finais na paracanoagem

Entre as disputas da paracanoagem, o Brasil garantiu seis atletas nas finais do Mundial. Dois brasileiros avançaram para a decisão do KL1 200m. Vice-campeão paralímpico em Tóquio-2020, Luis Carlos Cardoso venceu sua bateria com quase três segundos de vantagem para o segundo colocado, marcando 46s356. Já Luciano Pereira avançou ao ser o terceiro colocado de outra série, com 49s135. A decisão ocorrerá na sexta, às 09h14.

Já no VL2, Fernando Rufino e Igor Tofalini, que fizeram dobradinha no ano passado, se classificaram para a final ao vencerem suas baterias com folga. O Cowboy passou com 52s579, enquanto Tofalini avançou com 51s727, mais de dois segundos a frente do segundo colocado. A disputa por medalhas acontecerá no sábado, às 06h41.

Fernando Rufino no Mundial de paracanoagem
Fernando Rufino busca mais uma medalha em Mundial (Foto: Fábio Canhete/CBCa)

Débora Raiza Benevides foi a segunda colocada na eliminatória do VL2 200m, marcando 1min01s099, e também avançou para a final, que acontecerá na sexta, às 09h22. Outra que se classificou para a decisão foi Mari Santilli, no VL3 200m, depois de ficar em segundo lugar em sua série, com 59s297. Na mesma prova, Erisangela Toniolo disputará a semifinal. A final está marcada para sexta, às 10h08.

Semifinais

Já no KL2 200m, Fernando Rufino e Uilian Mendes terão que disputar as semifinais da prova no Mundial. Isto porque apenas o primeiro colocado de cada série eliminatória avançava de forma direta para a final, o que não aconteceu com os brasileiros. Fernando foi o terceiro de sua série, enquanto Uilian terminou em quinto lugar na bateria. As semis ocorrerão na sexta, às 05h32.

Jean Panucci e Giovane Vieira também disputarão a semifinal do KL3 200m, após ficarem em segundo lugar em suas baterias eliminatórias. Giovane marcou 42s079, ficando pouco menos de um segundo atrás do britânico Jonathan Young, enquanto Jean anotou 41s713, 1,3s mais lento do que o australiano Dylan Litthehales. As semis ocorrerão na sexta, às 05h47.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Canoagem Velocidade