Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Prova de canoagem na Bahia terá mais de 150 atletas

Considerada a maior prova de canoagem do país, o Desafio de Salvador a Morro de São Paulo deve levar mais de 150 atletas à região turística baiana.

O evento organizado pelo Yacht Clube da Bahia será neste sábado (11).

Os barcos largam às 7h da Baía de Todos-os-Santos e seguem por mar aberto por 60 quilômetros até o destino final.

São esperados 70 barcos no desafio, que chega à sua sexta edição.

O desafio de Salvador a Morro de São Paulo é aberto a todos os praticantes de canoas polinésias, chamadas de VA’A, e Surfskis, que são os caiaques oceânicos de alta performance.

”É uma prova de endurance, concebida para ser duro”.

”É a maior do país e talvez, do mundo, sem auxílio externo, ou seja, sem revezamento, ou barco individual de apoio para cada competidor”, disse Luis Eduardo Pato, Gerente Geral de Esporte e Lazer do Yacht Clube da Bahia.

Na prova dos anos anteriores, os atletas enfrentaram em média cinco horas de travessia.

Todas as canoas são equipadas com rastreadores via satélite (Spots) de alta tecnologia, monitoradas por duas centrais de controle, uma em Salvador e outra em Morro de São Paulo, e também via web, para o acompanhamento em tempo real pelo site.

O evento oferece uma frota de 10 embarcações do Yacht Clube da Bahia acompanhando todo o percurso.

Lanchas e motos aquáticas darão suporte na largada e chegada. Além dos aspectos técnicos e esportivos, o evento possui um enorme potencial turístico.

Estrutura em Morro de São Paulo

A largada será no Yacht Clube da Bahia, que fica próximo ao cartão-postal da cidade, que é o Farol da Barra.

A chegada será localizada no Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, no Arquipélago de Cairu. 

Na chegada em Morro de São Paulo a organização terá uma estrutura de alto nível para receber os atletas e seus acompanhantes.

A chamada Vila da Canoagem terá lojas, praça de alimentação, massoterapia, chuveiros, secretaria do evento e muita música e animação.

”O desafio é pensado para abrigar com o maior conforto os nossos competidores, suas famílias e convidados, moradores locais e turistas, e para fazer da premiação uma grande festa de confraternização e celebração do esporte desse que será o VI Desafio Yacht de Canoagem”, contou Chico Brandão, comodoro do YCB.

O recorde do Desafio de canoagem Salvador – Morro de São Paulo é 4 horas e 54 minutos. A marca foi feita pelo time Heenalu Roots Club em 2019.

O evento é a prova final do circuito organizado pelo YCB, que incluiu o Desafio de Cachoeira – Salinas , de 40 km em rio sem revezamento.

A prova foi em janeiro deste ano. O outro foi o Circuito Desafio Yacht de 20km.  

Mais em Canoagem Velocidade