8 5
Siga o OTD

Canoagem Slalom

Piraju sedia Campeonato Sul-americano de canoagem slalom

A cidade é a casa da canoagem slalom brasileira, formadora de 4 atletas olímpicos na modalidade, além da competição sul-americana

(Divulgação)

A cidade de Piraju (SP) receberá o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross entre os dias 25 e 27 de abril. Reconhecida como um polo da modalidade, a cidade é berço de atletas de destaque internacional e olímpico. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e pela Federação Internacional de Canoagem (ICF), em parceria com a Prefeitura de Piraju. Além dos títulos em jogo, os resultados da competição somam pontos para o ranking mundial.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

Durante os quatro dias de evento, o público poderá acompanhar quatro provas de Canoagem Slalom: K1 masculino, K1 feminino, C1 masculino e C1 feminino. Já no Caiaque Cross, as categorias são K1 masc e K1 fem. O “K” das modalidades representa o caiaque e o “C” representa canoa. 

A tradição de Piraju na canoagem

Localizada no interior de São Paulo, Piraju é reconhecida como o berço de grandes talentos da Canoagem Slalom. Atletas olímpicos como Pedro Henrique, Pepê Gonçalves, Charles Corrêa, Anderson dos Santos Oliveira e Poliana Aparecida de Paula começaram suas carreiras nas águas do Rio Paranapanema, que atravessa a cidade e funciona como pista natural de treinamento.

Pepê Gonçalves, atleta olímpico em Tóquio 2020 e semifinalista no Rio 2016, falou sobre a sensação de participar do campeonato. “Estou muito feliz. Essa competição é muito especial pra mim, é a primeira vez que estou competindo em uma prova internacional aqui. Poder competir uma prova desse nível em casa é um privilégio”. 

O atleta comentou um pouco mais sobre a representatividade da sua cidade natal. “É o celeiro mundial de atletas, uma cidade de 30 mil habitantes com quatro representantes olímpicos. Para mim, essa competição é um reconhecimento e um presente”, finalizou. 

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Charles Correa, atleta olímpico de Rio 2016, abordou o fator de disputar na sua cidade natal. “Competir em casa é muito importante, fomos criados aqui neste rio. Nós temos essa carta na manga, para competir bem. Ainda mais com a população que vem até o rio e torce junto, isso aí é essencial para fazer uma ótima competição”.

Para o supervisor da modalidade, Leonardo Bueno, a cidade ganhou a sede do evento por conta de sua tradição na Canoagem Slalom e Caiaque Cross. “Para nós é muito importante ter um evento internacional dentro da nossa casa. Tanto para a posição no campeonato sul-americano quanto pelo ranking ICF. Já vai ser o quarto evento ranking ICF que participamos esse ano, sendo o segundo que o Brasil hospeda. São eventos cruciais para os nossos atletas despontarem no cenário internacional”, destacou. 

Como assistir

O campeonato será transmitido ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil, acompanhe nas nossas redes sociais em breve o link da transmissão. 

Programação

Sexta-feira (25): 
10h até 13h – Semifinais da Slalom K1 (fem/masc) e C1 (fem/masc). 

Sábado (26): 
09h30 até 12h00 – Finais da Slalom 
15h até 16h30 – Primeiro classificatório do Cross 
17h00 até 17h30 – Cerimônia de entrega das medalhas 

Domingo (27): 
09h30 até 11h30 – 2° Classificatório do Cross 
11h40 até 14h30 – Semifinal e Final do Cross 
15h30 até 16h30 – Cerimônia da entrega das medalhas 

Formada em Jornalismo pela PUC-SP e apaixonada pelo universo esportivo e por Ginástica Rítmica

Clique para comentar

Você deve estar logado para postar uma comentário Login

Deixe um Comentário

Mais em Canoagem Slalom