8 5
Siga o OTD

Canoagem Slalom

Pepê é ouro, Ana Sátila, prata, e Brasil leva quatro medalhas

Ouro de Pepê Gonçalves, pratas de Ana Sátila e Mathieu Desnos e bronze de Omira Estácia foram as medalhas do Brasil em Montgomery

Pepê Gonçalves é ouro, Mathieu Desnos e Ana Sátila, prata, e Omira Estácia, bronze, no Ranking Series de Montgomery, nos Estados Unidos
Pepê Gonçalves é ouro, Mathieu Desnos e Ana Sátila, prata, e Omira Estácia, bronze, no Ranking Series de Montgomery, nos Estados Unidos (Divulgação/CBCa)

O Brasil faturou quatro medalhas no Ranking Series de canoagem slalom em Montgomery, nos Estados Unidos. O destaque foi a dobradinha no K1 masculino com ouro para Pepê Gonçalves e prata para Mathieu Desnos. No K1 feminino, Ana Sátila conquistou a prata. Já Omira Estácia colocou o bronze no peito no C1 feminino. A competição desta sexta antecede a disputa do Campeonato Pan-Americano, que acontece no mesmo local no sábado e no domingo.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Dobradinha com Pepê e Mathieu

Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos fizeram dobradinha no K1 masculino em Montgomery
Pepê Gonçalves e Mathieu Desnos fizeram dobradinha no K1 masculino em Montgomery (Divulgação/CBCa)

“Depois de oito meses lutando contra a água, passando dias e dias amargando treinos e competições ruins, estou de volta”, escreveu Pepê Gonçalves em suas redes sociais após a vitória desta sexta-feira. O canoísta de Piraju teve um dia praticamente perfeito em Montgomery. Na primeira descida, fez o segundo melhor tempo ao marcar 92s09, atrás apenas de Martin Srabotnik, da Eslovênia, que fez 91s71.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mathieu Desnos, por sua vez, não foi também. Teve oito segundos acrescidos por faltas cometidas e terminou em oitavo lugar com 103s07. A prova ainda teve Davi Ribeiro, que ficou apenas em 32º com 129s21.

Na final, Pepê Gonçalves deu show. Sem cometer nenhuma penalidade, ele completou o percurso em 88s98 e conquistou a medalha de ouro. Já Mathieu Desnos, que não tinha ido bem na primeira descida, também fechou o trajeto sem erros e completou a dobradinha com a prata com 92s52, 3s54 atrás do compatriota. Melhor tempo pela manhã, Martin Srabotinik ficou com o bronze ao terminar 6s70 atrás do campeão.

Prata de Ana Sátila

Ana Sátila conquistou a medalha de prata no K1 feminino
Ana Sátila conquistou a medalha de prata no K1 feminino (Divulgação/CBCa)

A exemplo de Pepê Gonçalves, Ana Sátila também ficou com o segundo melhor tempo na primeira descida. A brasileira marcou 101s46, 3s43 atrás da líder, Evy Leibfarth, dos Estados Unidos. A irmã da Ana, Omira Estácia, fez o quarto tempo com 110s31, enquanto Daniele Sofia foi a 17ª com 139s74 e Milena Sofia a 17ª com 139s74.

Na final, Ana Sátila cometeu duas penalidades e teve quatro segundos acrescidos em seu tempo. Apesar disso, ela ficou com a medalha de prata com 104s65. A campeã foi a americana Evy Leibfarth, que cometeu um erro, teve dois segundos acrescidos, mas venceu com 99s16.

A prova terminou com dobradinha dos Estados Unidos no pódio, já que Ria Sribar ficou com o bronze com 106s20. Ela ficou 5s43 a frente de Omira Estácio, que terminou em quarto lugar.

Bronze de Omira Estácia

Omira Estácia foi bronze no C1 feminino
Omira Estácia foi bronze no C1 feminino (Divulgação/CBCa)

Se ficou perto, mas não conseguiu subir no pódio no K1, Omira Estácia deu a volta por cima no C1 feminino. Depois de ter ficado apenas em sétimo lugar a descida classificatória, a irmã da Ana Sátila teve ótimo desempenho na final. Sem cometer nenhuma penalidade, ela completou o percurso em 120s53 e conquistou a medalha de bronze. Já a americana Evy Leibfarth conquistou seu segundo ouro em Montgomery ao vencer a prova com 108s44. Lois Betteridge, do Canadá, ficou com a prata com 113s99. Outra brasileira a disputar a final, Daniela Sofia perdeu uma porta e teve sua atuação comprometida. No fim, ela terminou em 11º com 203s18.

C1 masculino

A única prova do dia em Montgomery sem brasileiro no pódio foi o C1 masculino. O melhor atleta do país foi Charles Corrêa, que terminou em quinto lugar com 106s02. Já Kauã da Silva ficou em 11º com 155s56 depois de ter perdido uma porta e ter levado 50s de penalização. Os dois primeiros lugares foram dos Estados Unidos com ouro para Casey Eichfeld e prata para Zachary Lokken. O argentino Manuel Tripano completou o pódio.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Slalom