Siga o OTD

Paris 2024

Pepê Gonçalves conquista vaga olímpica para o Brasil

Pepê Gonçalves conquista medalha de ouro no K1 do Pan e fatura vaga olímpica para o Brasil

Canoagem slalom - Pepê Gonçalves dentro do kayak em corredeira nos Jogos Olímpicos de tóquio
(Foto: divulgação/CBCA)

O Brasil conquistou mais uma vaga olímpica na canoagem slalom. Nesta quinta-feira (14), Pepê Gonçalves conquistou a medalha de ouro do K1 masculino no Pan-Americano realizado no Rio de Janeiro. O torneio premiou o país vencedor de cada categoria com a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris-2024.

A semifinal da K1 teve amplo domínio brasileiro. Pepê Gonçalves, Mathieu Desnos e Guilherme Mapelli avançaram para a final com os três melhores tempos. Pepê foi o melhor marcando 92s40. Desnos veio logo depois com 95s03 e Mapelli fechou com terceiro com 95s81.

Como resultado da boa performance nas semifinais, os três brasileiros ganharam a vantagem de serem os últimos a entrarem em ação na final. Dessa forma, eles entraram sabendo que precisavam bater o tempo de 90s96 do norte-americano Kaelin Friedenson para conquistar a vaga.

Mapelli (93s64) e Desnos (91s17) passaram perto e a definição ficou nas mãos de Pepê. Em uma navegação rápida e limpa, ele superou o norte-americano marcando 84s59 para conquistar a medalha de ouro e a vaga do Brasil em Paris-2024.

O Brasil não participou das provas femininas, pois já garantiu as vagas na C1 e K1 com a campanha de Ana Sátila no Mundial de Canoagem Slalom do ano passado. Vale destacar que a vaga é do país e a definição dos atletas vai ficar com a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Definição na C1

Anteriormente ao início das disputas desta quinta-feira, haviam dúvidas sobre qual vaga o Brasil levaria via Pan-Americano: canoa ou caiaque. A final da C1 aconteceu no período da manhã. O país contou com três representantes na prova e Charles Correa foi o melhor deles. Contudo, não suficiente para ficar com a classificação olímpica. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cometendo quatro penalidades, Charles fez uma descida para 104s46 e ficou com a terceira posição. Ele poderia ter terminado em primeiro caso a arbitragem não revisse sua prova e flagrasse seu toque em uma porta. O canadense Alex Baldoni levou o ouro e a vaga com 102s73. A segunda colocação terminou com o argentino Sebastian Rossi. Kauã da Silva foi 4º colocado, enquanto Henrique de Souza fechou em 6º lugar.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Paris 2024