Siga o OTD

Canoagem Slalom

No C1, Ana Sátila fica em 7º na Copa do Mundo

No C1, Ana Sátila fica em 7º na Copa do Mundo

Ana Sátila ficou em sétimo lugar na Copa do Mundo de canoagem slalom, disputada em La Seu d’Urgell, na Espanha, neste sábado (9), na final do C1 feminino. Além dela, o outro brasileiro na competição, Pedro Henrique Gonçalves, disputou a semifinal do K1, mas não avançou para a final.

Ana Sátila, que ainda vai disputar o K1 feminino no domingo (10), terminou a semifinal do C1 na quarta colocação, com 113.63, três segundos atrás da líder, a britânica Mallory Franklin. Na final, entretanto, duas faltas atrasaram o tempo da brasileira para 115.69 e ela acabou sete segundos atrás da vencedora, a espanhola Nuria Vilarrubla.

Já Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, cometeu duas infrações ainda nas semifinais e não se classificou para a final do K1 masculino. Ele completou o percurso com 95.02, três segundos atrás do português Ivan Silva, último classificado para a final da prova.

Desempenho

Finalista da Olimpíada do Rio de Janeiro, Pepê marcou 93s07 e conseguiu o quinto lugar entre os 20 que se classificaram para a semifinal do K1 na primeira descida. Já Guilherme Mapelli ficou em 44º. com 97s46 e Renan Soares foi o 59º. com 105s82. Os dois, no entanto, tiveram a oportunidade de tentar a vaga na segunda descida, uma repescagem entre os canoístas que não passaram de fase na primeira. Mas nenhum dos dois conseguiu ficar entre os dez que avançaram. Renan Soares chegou mais perto ao ficar em 13º. com 98s13, enquanto Guilherme Mapelli foi o 31º. com 103s17.

A primeira classificação conseguida por Ana Sátila foi no C1, mas a brasileira não foi bem sua primeira descida. Com oito segundos de punição por ter tocado quatro vezes nos obstáculos, ela marcou 123s92 e terminou em 29º. lugar. A irmã dela, Omira Estácia ficou em 37º. com 142s83. As duas voltaram à corredeira na segunda descida e Ana Sátila brilhou. Marcou 111s14 para ficar em primeiro lugar e fazer o melhor tempo do dia, quase três segundos mais rápida do que a espanhola Nuria Vilarrubla, da Espanha, que fez 114s07. Já Omira Estácia ficou em 21º. com 139s34 e foi eliminada.

No K1 feminino, Ana Sátila não precisou descer duas vezes. Ela garantiu a classificação logo na primeira tentativa ao ficar em oitavo lugar, a 2s86 da líder Ricarda Funk, da Alemanha. Omira Estácia, que ficou em 43º. na descida inicial com 120s06, foi apenas a 31ª. na segunda e acabou novamente eliminada.

Para completar a participação brasileira, Charles Corrêa, Felipe Borges e Leonardo Curcel tentaram a classificação no C-1 masculino, mas não conseguiram vaga entre os 30 que se classificaram para a semifinal.

Mais em Canoagem Slalom