Siga o OTD

Boxe

Mundial Masculino de boxe: onde assistir ao vivo

Saiba onde assistir ao vivo as lutas dos atletas brasileiros no Mundial Masculino de boxe que acontece entre 1º e 14 de maio no Uzbequistão

keno marley mundial de boxe
(Foto: divulgação/IBA)

Nesta terça-feira (2), começa a participação brasileira no Mundial Masculino de boxe. O evento acontece até o dia 14 de maio em Tashkent, no Uzbequistão, reunindo então 640 pugilistas de 104 países diferentes. O Brasil estará presente nas sete categorias olímpicas. O evento terá duas sessões diárias, às 6h e às 10h no horário de Brasília. Ambas terão transmissão do Canal Olímpico do Brasil.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Sete atletas brasileiros competem no Mundial Masculino de boxe. Os principais nomes da delegação são o medalhista olímpico Abner Teixeira (+92kg) e Keno Machado (-92kg) que ficou em segundo lugar na última edição do Mundial, levando uma medalha de prata. Completam a equipe: Michael Douglas Trindada (51 kg), Luiz Oliveira (57 kg), Yuri Falcão (63,5 kg), Wanderson de Oliveira (71 kg) e Wanderley Pereira (80 kg).
+ Guia completo do Mundial Masculino de boxe
+ Equipe brasileira comemora campanha no Mundial feminino
+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Yuri Falcão será o primeiro brasileiro a entrar em ação no Mundial de boxe. Ele enfrenta Donnel Philip, de Trinidad e Tobago, na primeira rodada da categoria até 63,5kg, enquanto os demais representantes do Brasil fazem sua estreia em Tashkent ao longo da semana.

Histórico brasileiro

A primeira medalha conquistada pelo Brasil em um Mundial de boxe masculino foi o bronze de Hamilton Rodrigues nos Estados Unidos em 1986. Depois disso, o país viveu um jejum de 25 anos até que, em 2011, Everton Lopes faturou o ouro e Esquiva Falcão foi bronze.

Foi o início do período de ouro do boxe brasileiro, que dura até hoje. Dois anos depois, no Cazaquistão, Robson Conceição foi prata e Everton Lopes ficou em terceiro lugar. Em 2015, um ano antes de ser campeão olímpico, Robson Conceição foi novamente medalhista, mas ficou com o bronze.

Depois de passar em branco em 2017, o Brasil voltou ao pódio em 2019 com a medalha de bronze de Hebert Conceição, dois anos antes de ser campeão olímpico. Para fechar, em 2021, Keno Marley conquistou a prata.

Ao todo, o Brasil conquistou na história do Mundial de boxe masculino uma medalha de ouro, duas de prata e cinco de bronze, totalizando oito pódios.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Boxe