Siga o OTD

Boxe

Após susto, Brasil garante 12 medalhas no Continental

Abner Teixeira, Isaias Filho e Jhonatan Conceição se garantiram nas semifinais do Continental de Boxe em Guayaquil, enquanto Viviane Pereira ficou com bronze

CBB boxe brasil continental guayaquil
(Divulgação/CBB)

Este domingo (27) foi de três vitórias contundentes para a delegação brasileira no Campeonato Continental de Boxe, disputado em Guayaquil, Equador. Abner Teixeira, Isaias Filho e Jhonatan Conceição ganharam seus jogos de quartas de final e garantiram mais medalhas para a delegação brasileira. Eles se juntam aos outro nove medalhistas do Time Brasil.

O terremoto que atingiu a cidade na noite anterior não teve qualquer influência nem no preparativo dos atletas quanto no andamento do torneio. Ronald Ribeiro perdeu seu confronto de quartas de final, enquanto Viviane Pereira também foi derrotada, mas já pelas semifinais, garantindo sua medalha de bronze. O Brasil garantiu 12 medalhas na competição.

Como foram os confrontos dos brasileiros no Continental de Boxe

A sessão vespertina do torneio começou com a categoria 71kg, e Jhonathan Conceição venceu o panamenho Eduardo Teodoro Beckford Chambers por 5 a 0 sendo completamente superior ao seu rival de quartas-de-final em todos. Já com medalha garantida, ele enfrenta nas semifinais o local José Rodriguez.

Em seguida, Isaias Filho venceu o mexicano Said Irani Olvera Arriaga e agora enfrentará o canadense Kevin Emmanuel Beausejour em busca de mais uma final. Segundo o técnico Mateus Alves, Isaias “usou sua técnica refinada” para vencer o combate de maneira muito clara, com o placar apontando 5×0 para o brasileiro.

Alves ainda mencionou que Isaias “teve controle do início ao final da luta usando seus potentes golpes de direto de esquerda e muita mobilidade nas defesas de troncos e principalmente com movimentos laterais”.

Abner Teixeira, da categoria acima de 92kg, levou a terceira vitória do dia para a delegação brasileira, ao vencer de forma unânime Juan Pablo Patiño Monsalve e garantir uma vaga na semifinal contra o norte-americano Joshua Edwards. 

Apesar do colombiano ter começado muito bem, Abner conseguiu controlar a luta e passou a dominar o combate. Segundo o técnico Mateus Alves, o lutador brasileiro teve “melhor técnica e tática de luta” para praticamente garantir a vitória por pontos já no segundo round e controlar portanto o combate no terceiro.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Ainda na sessão diurna do Continental de Boxe, Ronald Ribeiro de apenas 19 anos foi derrotado por Jabali Breedy, veterano atleta de Barbados pelas quartas-de-final da categoria 54kg. O brasileiro começou bem mas Breedy encaixou um forte golpe em Ronald que fez com que o árbitro abrisse a contagem protetora. 

O combate seguiu equilibrado, com o atleta caribenho sendo superior em pequenos detalhes até os últimos instantes do confronto, quando Ronald foi levado até o chão por um golpe de Breedy. Ronald conseguiu se recuperar, mas não havia mais chances de vencer o embate.

No último confronto do dia, Viviane Pereira foi derrotada pela panamenha Atheyna Bylon na semifinal dos 75kg. Apesar de ter sido a estreia da brasileira na competição, como havia poucas competidoras na chave, o confronto já garantiu a Viviane a medalha de bronze.

Bylo é uma forte competidora que foi campeã mundial em 2014 e foi porta-bandeiras da delegação do país da América Central nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ela fez jus a sua reputação como uma das melhores boxeadoras do continente e venceu de forma unânime o confronto, apesar de Viviane ter buscado combate nos três rounds.

A segunda-feira será de descanso para os pugilistas brasileiros que retornam aos ringues para as semifinais nos dias 29 e 30 buscando uma vaga nas finais do Campeonato Continental de Guayaquil que acontecerá na quinta (31) e sexta (1).

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Boxe