Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Regional Sul de bocha vale vagas para o Campeonato Brasileiro

Competição em Curitiba reúne 77 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo alguns já consagrados e outros ainda bucando espaço na modalidade

Eliseu dos Santos Copa América de bocha Regional Sul de Bocha
Eliseu dos Santos tem cinco medalhas em Jogos Paralímpicos (WorldBoccia/arquivo)

A cidade de Curitiba será a casa do paradesporto brasileiro nos próximos 10 dias. De sexta (14) a domingo (16), ocorre o Campeonato Regional Sul de bocha, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Neoville. Serão 77 atletas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná disputando vagas para o Brasileiro de setembro, em Fortaleza. Na classe BC4 masculino são quatro vagas, enquanto ambos os gêneros da BC1, BC2 e BC3 classificam dois cada.

Os medalhistas paralímpicos da classe BC4 Marcelo e Eliseu dos Santos serão dois dos destaques, mas afastam o favoritismo. “Preciso subir ao pódio para obter a vaga para o Brasileiro. Quero colocar em prática o que venho trabalhando para as competições do ano e essa agora será o primeiro teste e o meu objetivo é ser campeão”, diz Marcelo, medalha de prata nos Pares BC4 nos Jogos Rio 2016.

O irmão de Marcelo, Eliseu, acrescenta: “não importa a competição, você sempre tem que dar o seu melhor. Trabalhamos duro todos os dias pra isso”, disse o dono de cinco medalhas paralímpicas. Na semana que vem, os dois embarcam com a seleção para a Copa do Mundo de Montreal, no Canadá.

Estreantes

O gaúcho Jones Sebastião de Moraes, BC1, participa pela primeira vez do Regional Sul de bocha. “Estou ansioso. Treino bocha a oito anos e agora estou pronto para o desafio, sem medo. Quero ganhar e conseguir essa vaga.” O colega Rodrigo Saldo, BC3, também novato nesta competição, compartilha a ansiedade: “Estou nervoso mas espero jogar bem e pegar experiência para as grandes competições. Alegria enorme estar aqui.”

Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura do Campeonato Regional Sul de bocha contou com a presença do vice-presidente da Associação Nacional de Desporto para Deficiente (Ande), Erinaldo Chagas, além da professora Raquel Chaves, representando a UTFPR, e de Adriano França, Diretor de Esportes da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) de Curitiba.

“É uma alegria muito grande proporcionar esse momento de prática e atuação profissional, tanto como conhecimento do esporte como conhecimento das mais variadas formas das deficiências. Satisfação enorme com a parceria entre a UFTPR e a Ande, em poder sediar e articular com o nosso curso’, disse Raquel Chaves.

O Diretor Técnico da Ande, Leonardo Baideck, disse que o evento promete ser bem equilibrado: “Aqui temos atletas veteranos da seleção brasileira principal, como também os mais novos, que estão na seleção brasileira de jovens. Todos disputam pouquíssimas vagas em suas classes.” O evento é aberto ao público, com partidas das 9h30 até as 19h. A cerimônia de encerramento está prevista para às 13h do domingo (16).

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia