Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Maciel Santos faz 27 pontos em dois jogos e avança fácil em Roma

Medalhista paralímpico não teve o menor problema em passar pelo egípcio Eslam Elmedalaa e pelo italiano Ciro Montanino. Além dele, oito representantes do Brasil seguem na etapa da Copa do Mundo da capital italiana

Maciel Santos bocha copa américa de bocha Copa do Mundo de bocha em Roma
(Ale Cabral/CPB/arquivo)

O brasileiro Maciel Santos conquistou mais duas vitórias folgadas na etapa de Roma na Copa do Mundo de bocha, nesta sexta-feira (9). E ainda mais folgadas do que a primeira, de quinta (8). Começou com 14 a 0 no egípcio Eslam Elmedalaa e depois aplicou mais 13 a 0 no italiano Ciro Montanino, passando para as quartas de final. Mas ele não foi o único representante do país a avançar. Iuri Tauan, Mateus Carvalho, Eliseu dos Santos, Marcelo dos Santos, Evelyn de Oliveira, Andreza Vitória, Evani Calado e Josiane Silva também foram para os respectivos mata-matas.

Como já havia feito 8 a 1 no irlandês Dylan Nelson, Maciel Santos venceu o Grupo A da classe BC2 sem maiores preocupações. Assim, o medalhista de bronze dos Jogos Paralímpicos de Tóquio vai enfrentar o tailandês Phakphum Linchum na disputa de uma vaga na semi. Iuri Tauan joga a mesma classe e foi o primeiro colocado do Grupo C. Nesta sexta, ganhou as duas que jogou, fez 5 a 4 no francês Aurelien Fabre e 3 a 2 no azeri Orkhan Karimov. Nas quartas de final enfrenta o francês Faycal Meguenni.

Mateus, Eliseu e Marcelo

Mateus Carvalho, na classe BC3 da bocha, foi mais um brasileiro com duas vitórias no dia, primeiro por 6 a 3 sobre o francês Jules Menard e depois, no desempate, contra o turco Oner Bozbiyik após igualdade de 2 a 2. Passou como primeiro colocado do Grupo A, sendo assim, entra como cabeça de chave, já nas quartas de final. Ele pega quem passar de Patrick Wilson, da Grã-Bretanha, e o turco Ersoy Turp. Na classe BC4, Eliseu dos Santos e Marcelo dos Santos venceram a segunda em um grupo de três e vão para as oitavas. Eliseu enfrenta o português Nuno Guerreiro e Marcelo pega Yuk Wing Leung, de Hong Kong. Por fim, na BC1, André Luiz Filho perdeu por 5 a 2 para o irlandês Padraic Moran, mas ainda está na briga.

Brasil ganha a segunda no Mundial Sub-23 de basquete em cadeira de rodas

Evelyn, Evani, Andreza e Josi

No feminino da etapa de Roma na Copa do Mundo de bocha, Evelyn de Oliveira derrotou a tailandesa Ladamanee Kla-Han por 6 a 2 e confirmou o primeiro lugar do Grupo B da classe BC3. Nas quartas de final, mede forças com a alemça Christine Fink. Evani Calado perdeu no desempate para a australiana Jamieson Leeson, após empate por 5 a 5, e terminou na segunda colocação do Grupo D. Está nas quartas de final e briga agora contra Yuen Kei Ho, de Hong Kong.

No BC1, Andreza Vitória de Oliveira perdeu para a tailandesa Satanan Phromsiri por 3 a 1, mas ficou na frente no tríplice empate do Grupo A. Assim, disputa uma das semifinais contra Mei Yee Leung, mais um representante de Hong Kong. Na BC4, Josiane Silva aplicou 11 a 0 na portuguesa Ana Gonçalves e já se classificou com pelo menos o segundo lugar do Grupo A em Roma. Mas ela ainda enfrenta a primeira colocada, a eslovaca Michaela Balcova, na última rodada da chave.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Paralimpíada Todo Dia