Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Copa do Mundo abre temporada de bocha e prepara para Mundial

Ao todo, 218 atletas de 18 países se inscreveram para a competição, que será realizada entre os dias 25 de abril e 2 de maio na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, mesmo palco onde será realizado o Mundial

Evelyn Oliveira bocha Copa do Mundo de bocha Roma
Evelyn Oliveira, campeã paralímpica nos Jogos do Rio, é uma das atletas convocadas para a Copa do Mundo (Fabio Chey/CPB)

A Copa do Mundo de bocha 2022 será realizada a partir desta terça-feira (26) e vai até segunda-feira (2) na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura do torneio está marcada para às 18h. Ao todo, 218 atletas de 18 países se inscreveram para a competição, cujos jogos serão disputados a partir de quarta-feira (27), às 9h.

A competição abre a temporada da modalidade no Brasil e também servirá como um “aquecimento” para o Mundial de Bocha em dezembro, marcado para o mesmo palco. Antes, porém, haverá ainda outra etapa da Copa do Mundo, em Portugal, na metade do ano. Uma novidade para esta etapa do Rio será a obrigatoriedade das bolas sancionadas pela BisFed (Federação Internacional de Bocha), ou seja, as bolas antigas não poderão ser utilizadas.

+ Seleção brasileira vence o Grand Prix de judô de Antalya

Seleção brasileira

A Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande), entidade responsável pela bocha paralímpica no Brasil, divulgou a lista de atletas que representarão a seleção brasileira na Copa do Mundo do Rio (veja mais abaixo). Os atletas passaram por uma fase de treinamentos no CT Paralímpico, em São Paulo, e chegaram ao Rio de Janeiro neste domingo (24). No dia seguinte, fizeram um reconhecimento da arena.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Para o diretor técnico da Ande, Leonardo Baideck, este torneio é muito importante para a entdidade, enquanto organizadora de ambos eventos, Copa do Mundo e do Mundial, e também para a seleção brasileira, pois será a primeira competição de nível A do ano. “Estarão presentes países da Europa, Ásia e América, já pensando em pontos para o ranking nessa corrida até o Campeonato Mundial. Então, a gente já começa a medir forças com as maiores potências de bocha do mundo”.

Brasil na Copa do Mundo de bocha 2022

BC1/BC2
André Barroso Filho – ADD/MS
Andreza Vitoria de Oliveira – UFPE/PE
Maciel Santos ADMC/SMEL Mogi
Iuri Silva – APARN

Par BC3
Evelyn Oliveira – SESI/SP
Mateus Carvalho – CDDU/Praia Clube/Uberlândia
Evani Calado – APT/SP

Par BC4
Eliseu dos Santos – ADFP/PR
Marcelo dos Santos – APP/PR
Ercileide Silva – ADEFU/MG

Mais em Paralimpíada Todo Dia