Siga o OTD

Basquete

Santo André vence e se garante nas semis do Paulista feminino

Equipe do ABC chega a nove vitórias na competição e não pode mais ser alcançada pela quinta colocada. Campinas vence o Ituano fora de casa na outra partida da rodada

Jorge Bevilaqua/Divulgação

O Santo André conseguiu assegurar a vaga na semifinal do Campeonato Paulista feminino de basquete. Depois da vitória de nesta terça-feira por 77 a 71 ante o Catanduva, a equipe do ABC chega a 9 vitórias e não pode mais ser alcançada pelo Pindamonhangaba, que acumula apenas três e está na 5ª posição na classificação do estadual.

Jogando no ginásio Ginásio Pedro Dell’Antonia, o Santo André venceu dois dos quatro períodos. Foi uma partida equilibrada, mas em que o time da casa teve um aproveitamento melhor em bolas de dois pontos (52% a 46%) e nos lances livres (52% a 42%), o que serviu para equilibrar o excesso de bolas roubadas por pelo time visitante (5 a 11) e, consequentemente, os pontos de contra-ataque (15 a 19).

O destaque do time da casa ficou com a capitã Jaqueline Silvestre, que foi a cestinha da partida, com 28 pontos, além de ter pegado 4 rebotes e distribuído 3 assistências. Pelo lado do Catanduva, a cestinha foi Tati Mota, que mesmo vindo do banco, converteu 19 pontos e pegou 5 rebotes.

Campinas vence fora de casa

Depois de quebrar a invencibilidade do líder, o Campinas voltou a quadra, novamente fora de casa e demonstrou sua força ao bater o Ituano por 71 a 57. A equipe campineira alcança a oitava vitória, enquanto o time de Itu acumula 3 vitórias e 6 derrotas na classificação.

O Campinas começou mal e acabou perdendo o primeiro período. No entanto, o time voltou melhor já para o segundo e foi superior daí até o final da partida. Com um contra-ataque eficiente (15 pontos contra 7) e se aproveitando dos erros adversários (14 pontos em erros contra 6 sofridos), o Campinas não teve problema em fechar a partida.

O time visitante contou com boas atuações da maioria das titulares. Patrícia Teixeira marcou 18 pontos, Ariadna Felipe fez 14 e pegou 10 rebotes e Bruna Honório também contribuiu com 12 pontos e 10 rebotes. Pelo lado do Ituano, o destaque ficou com Gabriela de Paula, que fez 16 pontos e pegou 10 rebotes, bem como a capitã Kelly Santos, que anotou 16 pontos e pegou 8 rebotes.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Basquete