Siga o OTD

Basquete

Pinheiros segura pressão do Vasco e começa playoffs com vitória fora de casa no NBB

O EC Pinheiros abriu os playoffs do NBB com um excelente resultado. Em pleno São Januário, a equipe do técnico César Guidetti fez um terceiro quarto arrasador, segurou a pressão do Vasco da Gama no final e iniciou sua caminhada nas oitavas de final com grande vitória fora de casa, por 83 a 74.

Com vantagem de 1 a 0 na série melhor de cinco, o clube pinheirense mandará os dois próximos jogos do confronto no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim. O Jogo 2 acontece nesta sexta-feira (07/04), às 19h30, com transmissão ao vivo do SporTV, e o terceiro será no domingo (09/09), às 16 horas, este ao vivo via Facebook Live na página do NBB.

O Pinheiros colocou 21 pontos de frente no terceiro (60 a 39) e abriu caminho para uma tranquila vitória diante de um Vasco que parecia não reagir. No entanto, no período final, a equipe da casa recebeu o empurrão do torcedor, ressurgiu através das bolas de 3 e cortou o prejuízo para quatro pontos (77 a 73) no minuto final, mas não conseguiu a virada.

Com o cestinha Holloway carregado de faltas, coube a Bennett e Ansaloni liderar o Pinheiros no duelo. O armador norte-americano foi o grande responsável pela criação ofensiva da equipe paulista e registrou 22 pontos e oito assistências (27 de eficiência). Já o pivô se incumbiu de dominar o garrafão e deixou a quadra com um duplo-duplo de 13 pontos e 13 rebotes e ainda deu quatro assistências (26 de eficiência).

A equipe paulista também contou com excelente colaboração de dois atletas vindos do banco de reservas, Teichmann e Neto. O experiente ala/pivô fez seu melhor jogo na temporada e marcou 18 pontos e seis rebotes (22 de eficiência). Por sua vez, o cestinha do último NBB contribuiu com 11 pontos e seis assistências.

“A vantagem de quadra é relativa. O Vasco é um time experiente e de qualidade. É normal acontecer isso nos playoffs, de um ‘roubar’ vitórias na casa do outro. Foi um grande resultado, mas vamos seguir focados porque os dois jogos em casa certamente serão muito difíceis”, comentou Teichmann, um dos grandes destaques do Pinheiros.

Em noite inspirada, o ala Gaúcho foi o grande destaque do Vasco na partida. Com 28 pontos em 40 tentados (70% de aproveitamento), o atleta teve atuação sólida e registrou seu recorde de pontos na atual temporada. No entanto, seu excelente desempenho não foi suficiente para dar o triunfo ao time carioca.

Ainda pelo Gigante da Colina, que agora é obrigatório a vencer pelo menos um jogo em São Paulo para garantir a volta a São Januário, outros destaques ficaram por conta do ala/armador David Jackson, com 15 pontos, sendo sete deles no último quarto, e os armadores Hélio e Nezinho, com 11 e 10 pontos, respectivamente.

“No último jogo contra o Pinheiros tivemos um bom desempenho e conseguimos neutralizar os pontos fortes deles. Hoje não conseguimos. Eles deram o primeiro passo rumo à classificação, mas precisam de três. Não tem nada resolvido. Temos totais condições de ir a São Paulo e vencer também”, declarou Gaúcho.

Esta foi a primeira vitória do Pinheiros sobre o Vasco na atual temporada do NBB. Na fase de classificação, o clube de São Januário venceu os dois confrontos, o último deles, em São Paulo, válido pela rodada final da fase de classificação, no último sábado (01/04), por 81 a 72.

Confira o calendário da série entre EC Pinheiros (8º) e Vasco da Gama (9º):

Jogo 1 – Vasco da Gama 73 x 84 EC Pinheiros
Jogo 2 – 07/04 (sexta), às 21h30, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – ao vivo no SporTV
Jogo 3 – 09/04 (domingo), às 16 horas, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP) – ao vivo no #NBBnaWeb
Jogo 4* – data e horário a definir, no Ginásio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Jogo 5* – data e horário a definir, no Ginásio Henrique Villaboim, em São Paulo (SP)

*Se necessário

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete