Siga o OTD

Basquete

Paulistano vence duelo contra Bauru pela ponta do Paulista

Victor Lira/Bauru Basket

A equipe do CA Paulistano/Corpore, atual campeão paulista encerrou sua participação na primeira fase do Campeonato Paulista da Divisão Especial da Série A-1 de 2018 da melhor forma possível. Na noite desta sexta-feira (21), o time da Capital foi até Bauru e derrotou o Sendi/Bauru, por 93 a 80 (45 a 46 no primeiro tempo) e termina em primeiro lugar, tendo a vantagem de decidir a semifinal e se chegar na final, em casa. Com a derrota, o time bauruense termina em segundo lugar e ambos ficam fora das quartas-de-final.

+ VEJA A TABELA DO PAULISTA DE BASQUETE MASCULINO

No outro jogo da rodada, a equipe do EC Pinheiro derrotou a Liga Sorocabana, por 94 a 83 (44 a 38 no primeiro tempo) e encerrou a primeira fase do campeonato em terceiro lugar. Nas quartas-de-final, o time da Capital irá enfrentar o sexto colocado que pode ser o São José ou o Corinthians. A vaga será definida na rodada deste sábado (22).

Para chegar a vitória em Bauru, o Paulistano contou com uma atuação espetacular do jovem armador Yago Matheus. Ele marcou nada menos que 34 pintos, além de cinco rebotes e quatro assistências, seguido por outro jovem revelação que é Georginho de Paula, com 23 pontos, seis rebotes e uma assistência. No total, o CAP pegou 41 rebotes, sendo oito de ataque.

Pelo lado do time bauruense, Enzo Ruiz, com 23 pontos, um rebote e uma assistência foi quem mais pontuou, seguido por Larry Taylor, com 18 pontos, nove assistências e seis rebotes e Fúlvio Chantia, com 15 pontos, quatro assistências e três rebotes. No total, Bauru apanhou 35 rebotes, sendo oito de ataque.

Para o técnico do Bauru, Demétrius Ferracciú, alguns jogadores do Paulistano fizeram a diferença no duelo. “Nós tentamos tudo até o limite, então temos que ter a humildade de reconhecer que o Yago e o Jorginho jogaram em um nível acima. Vamos avaliar os erros e ver o que temos que melhorar. Eu vejo isso como uma oportunidade de tirarmos coisas positivas pois temos uma semana para treinar e voltar melhores para os playoffs”, diz o técnico.

Com 27 de eficiência, Larry Taylor diz que o time precisa de uma marcação mais efetiva. “O Paulistano jogou muito bem hoje e as bolas de três deles estavam caindo. Colocaram bastante velocidade e foram mais efetivos. Precisamos marcar melhor, e focar no setor da defesa para chegarmos melhor aos playoffs”, avalia o alienígena.

O JOGO

O primeiro quarto começou intenso e com ambos os times pontuando (05×05), mas alguns ataques perdidos do Dragão fizeram com que o time da capital se afastar no marcador (05×12). Um pouco melhor distribuído em quadra, porém com dificuldades de furar a marcação do rival, a primeira parcial terminou em 19 a 26.

No segundo quarto, o Dragão voltou mais atento e com um melhor volume de jogo. A parcial chegou a ficar 07×01 no início e, com uma bola de três de Fúlvio, o Dragão ficou a apenas um ponto do empate (26×27). Mas o Paulistano logo ‘voltou’ para o jogo e melhorou sua pontuação (29×36). Mas Fúlvio estava com a mão calibrada e encaixou mais uma de fora do garrafão (33×36) e Lucas Mariano, deixou tudo igual depois de um toco em Yago e uma bandeja do outro lado da quadra (39×39). Com uma bola de Larry Taylor, o Dragão passou à frente no placar faltando pouco mais de um minuto para o intervalo (43×41). Para completar, Enzo Ruiz fez mais três pontos no estouro do cronômetro (46×45).

No terceiro quarto, o Paulistano entrou com mais gás no jogo e conseguiu virar com bola de Antônio (54×55). Depois, o Dragão ficou estacionado no marcador por vários erros de ataque (54×60). Dessa forma, o time da capital paulista conseguiu abrir uma parcial de 08 a 20 (54×66). Mas Larry Taylor comandou o ataque bauruense e a diferença foi diminuindo ao longo do terceiro período (61×68) e foi o próprio camisa 4 que fez uma bola de três incrível no estouro do cronômetro para levantar a torcida do Ginásio (66×70).

No período decisivo, a partida ficou tensa e bem equilibrada (70×75). E Fúlvio, mais uma vez, colocou fogo no duelo ao converter mais uma bola de três (73×75). Calibrado, De Paula colocou o Paulistano em uma situação um pouco mais confortável (76×83). No final, o time da capital paulista foi mais efetivo e venceu a partida (80×93).

DESTAQUES DE PINHEIROS X LSB

No jogo da Capital, o Pinheiros contou com ótimas atuações de Renato Carbonari, com 16 pontos, seis rebotes e uma assistência e Betinho Duarte, também com 16 pontos, cinco rebotes e quatro assistências. No total, o ECP pegou 33 rebotes, sendo 10 de ataque.

Já a equipe de Sorocaba contou com uma ótima atuação do veterano William Drudi, com 21 pontos, além de 11 rebotes (duplo-duplo) e três assistências. O americano Dontell Brite, com 32 pontos, cinco bolas recuperadas, duas assistências e dois rebotes, foi também destaque na equipe sorocabana que pegou 25 rebotes, sendo sete de ataque. O time sorocabano encerrou a fase de classificação em oitavo lugar (seis vitórias e 12 derrotas).

FIM DA 1ª FASE

Neste sábado (22), dois jogos encerram a primeira fase do Campeonato Paulista, cuja atração será quem será o sexto colocado e adversário do Pinheiros, Franca ou Mogi/Helbor nas quartas-de-final. Às 17 horas, em São José do Rio Preto, o América/Unirp/Smel, recebe o São José, que precisa da vitória para se classificar. Já na Capital, no ginásio Wlamir Marques, o Corinthians Paulista enfrenta o Basquete Osasco, em jogo marcado para às 18 horas. Também às 18 horas, no Pedrocão, em Franca, o Sesi/Franca pega o Mogi/Helbor. Os três jogos terão transmissão ao vivo pela TVFPB.

Sábado (22)

17h00, em São José do Rio Preto – América/Unirp/Smel x São José (ao vivo na TVFPB)

18h00, no Pedrocão, em Franca – Sesi/Franca x Mogi/Helbor (ao vivo na TVFPB)

18h00, no ginásio Wlamir Marques – Corinthians x Osasco (ao vivo na TVFPB)

Mais em Basquete