Siga o OTD

Basquete

Brasília mantém liderança do NBB com Flamengo na cola na briga pela ponta

Com a vitória do Flamengo nesta noite, o UniCEUB/BRBCARD/Brasília não podia tropeçar de nenhuma forma se quisesse manter a liderança do NBB 16/17. Em um jogo de tirar o fôlego, o time da capital federal bateu o Paulistano/Corpore, por 85 a 76, nesta terça-feira (14/02), no Ginásio da ASCEB, e segue no topo da tabela de classificação da competição.

Com o triunfo, a equipe candanga manteve-se a frente de todos os outros adversários, agora com 14 resultados positivos contra cinco negativos na temporada. Já o Paulistano segue na décima colocação, com oito vitórias em 19 partidas disputadas pelo NBB CAIXA 16/17.

Grande parte do triunfo candango se deve a grande atuação no segundo quarto. Com uma defesa extremamente intensa, os mandantes sofreram apenas nove dos 48 pontos tentados pelo Paulistano no período (18,8%). No ataque, os comandados de Bruno Savignani também foram bem, com 22 tentos anotados, e com isso foram ao intervalo a frente, por 36 a 26.

Apesar da parcial incrível dos candangos antes do intervalo, o jogo se manteve vivo até os últimos lances. Em uma atuação simplesmente fantástica no quarto final, o Brasília teve 78,0% de aproveitamento no ataque e anotou 32 pontos, com direito a 12 do armador Fúlvio, contra 27 dos rivais, confirmando sua segunda vitória consecutiva.

Já o Flamengo derrotou Mogi das Cruzes numa partida muito complicada. O equilíbrio predominou durante boa parte do duelo, mas no último quarto os rubro-negros foram amplamente superiores e venceram um dos melhores jogos do NBB CAIXA 2016/2017 até o momento, pelo placar de 96 a 87.

O Flamengo chegou ao 14º triunfo em 19 partidas realizadas e se manteve colado no líder UniCEUB/BRBCARD/Brasília. Além disso, a equipe ainda se distanciou do rival Mogi, que conheceu sua sétima derrota também em 19 jogos disputados e caiu da terceira para a quinta colocação.

“Montamos esse elenco justamente para termos diversas opções para fechar o jogo. E foi isso que nos fez vencer hoje, a força do grupo. Conseguimos atuar muito bem coletivamente, principalmente no último quarto, e garantimos essa importante vitória”, exaltou o comandante rubro-negro José Neto.

Marquinhos, do Flamengo

Marquinhos comemora jogada durante vitória do Flamengo sobre Mogi das Cruzes

“Temos muito foco em classificar na melhor posição possível e essa vitória nos mantém em boa condição na tabela. Ganhamos mais um confronto direto, assim como foi contra o Pinheiros recentemente, e temos que continuar encarando cada jogo como uma decisão”, completou.

Já o Gocil/Bauru Basket conquistou sua sexta vitória consecutiva na competição ao levar a melhor sobre o EC Pinheiros, no Ginásio Panela de Pressão, pelo placar de 74 a 64, e se isolou na terceira colocação graças à derrota do Mogi das Cruzes/Helbor para o vice-líder Flamengo.

Alex Garcia e Jefferson William atacaram novamente e lideraram mais um voo do Dragão neste NBB. Os dois atletas registraram 22 pontos e oito rebotes e fizeram o quarto jogo com pelo menos 18 pontos desde a saída de Rafael Hettsheimeir, há cinco rodadas.

No ginásio Juquinha, o Campo Mourão dominou e sobrou no Ginásio Juquinha. Com grande atuação desde o início, o representante do Paraná se impôs diante do Macaé Basquete e levou a melhor no confronto desta terça-feira pelo placar de 91 a 78. Com isso, o Leão se recuperou da derrota para o Vasco da Gama no último sábado.

Para sair de quadra com esta grande vitória fora de casa, o time paranaense contou com atuações expressivas da dupla de alas Betinho e Isaac Thornton, que foi responsável por 48 dos 91 pontos da equipe (52,2%). Com 22 pontos, o norte-americano registrou seu recorde no NBB, enquanto o brasileiro anotou 26 e se firmou ainda mais no posto de cestinha do campeonato, agora com média de 20,3 pontos.

Para encerrar a rodada, com muita emoção, o torcedor mineiro comemorou a vitória de seu time no confronto direto, nesta terça-feira (14/02), em Belo Horizonte (MG). A partida de fundamental importância entre Minas Tênis Clube e LSB/Uniso terminou melhor para os donos da casa, que com o triunfo, por 68 a 61, abriram distância de seus perseguidores por um lugar no G-12, zona de classificação aos playoffs do NBB 16/17.

Com o resultado positivo, o Minas manteve a 12ª colocação e chegou a sete vitórias em 19 partidas na temporada, se distanciando um pouco mais da própria Liga Sorocabana, que segue com quatro triunfos e agora com 15 derrotas no NBB CAIXA 16/17, na 13ª posição.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete