A técnica Pokey Chatman convocou 18 atletas para um período de treinos da seleção brasileira de basquete feminino no mês de novembro em São Paulo. A treinadora vai aproveitar o período da data FIBA para acompanhar de perto as jogadoras, com foco no torneio Pré-Mundial, que acontece em março do ano que vem. Destaque para as craques Kamilla Cardoso e Damiris Dantas que jogam na WNBA e para a presença de Stephanie Soares na lista, que se recupera de lesão.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Os treinos da seleção brasileira acontecerão no Centro Olímpico, em Moema, na capital paulista. No total, 18 jogadoras foram chamadas para os trabalhos. Entre as chamadas está Stephanie Soares, que ainda se recupera de lesão, mas será acompanhada de perto pelo Departamento de Saúde e Performance da CBB. Também integram a lista Damiris Dantas e Kamilla Cardoso, após o fim da temporada da WNBA. Nesta convocação, o Brasil não conta com as atletas do NCAA, a liga universitária dos Estados Unidos.
A lista também tem o retorno de Tainá Paixão, Gabi Guimarães e Rapha Monteiro, que ainda não estiveram com a comissão técnica atual, além da volta de Sassá Gonçalves, que não competiu na Americup enquanto se recuperava de uma lesão no tendão de Aquiles.
Veja a lista de convocadas da seleção brasileira de basquete feminino:
- Alana Gonçalo (Corinthians)
- Maria Albiero (Ourinhos)
- Maisa Marçal (Ourinhos)
- Iza Nicoletti (Unimed Campinas)
- Tainá Paixão (São José Basketball)
- Bella Nascimento (União Sportiva-Portugal)
- Vitória Marcelino (SESI Araraquara)
- Iza Sangalli (Unimed Campinas)
- Rapha Monteiro (Melilla-Espanha)
- Aline Moura (SESI Araraquara)
- Sassá Gonçalves (Santo André)
- Evelyn Larissa (SESI Araraquara)
- Gabi Guimarães (Ourinhos)
- Brenda Barros (Unimed Campinas)
- Iza Varejão (Partizan-Sérvia)
- Damiris Dantas (Indiana Fever)
- Kamilla Cardoso (Chicago Sky)
- Stephanie Soares (Free Agent)
Os próximos jogos oficiais do Brasil serão em março. A equipe comandada por Pokey Chatman participa do Pré-Mundial, no grupo que terá jogos em Wuhan, na China. O grupo do Brasil conta com China, Bélgica, República Tcheca, Mali e Sudão do Sul. Os três primeiros colocados (excluindo a Bélgica, já classificada como campeã europeia de 2025) vão disputar a Copa do Mundo de basquete feminino de 2026 na Alemanha.