Era para ser uma grande noite de comemoração em Franca. O atual tetracampeão do NBB fez um jogo de manual para vencer o Corinthians por 100 a 86 na sétima rodada do Campeonato Paulista de Basquete. Saiu atrás por dois pontos no primeiro quarto, empatou no seguinte e construiu a vantagem após a volta do intervalo. Dessa forma, tirou a invencibilidade do rival da capital, igualou as campanhas com seis vitórias e uma derrota e assumiu a ponta da tabela.
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
No entanto, mais um triste episódio de racismo marcou a partida. De acordo com a nota oficial emitida pelo Corinthians, atitudes discriminatórias partiram de torcedores no Pedrocão e foram direcionadas aos atletas Lucas Cardoso e Kauan Raymundo. Confira a nota na íntegra, clicando no link a seguir. No trecho principal:
“O Sport Club Corinthians Paulista manifesta seu repúdio ao episódio de racismo ocorrido neste domingo (24) durante a partida contra o SESI Franca, realizada no ginásio Pedrocão, válida pela 7ª rodada do Campeonato Paulista de Basquete.
Torcedores posicionados atrás do banco de reservas do Corinthians dirigiram ofensas racistas aos atletas Lucas Cardoso e Kauan Raymundo. As agressões foram registradas em boletim de ocorrência no 4º DP de Franca, acompanhado pelo técnico e membros da comissão técnica, que também forneceram imagens dos suspeitos para colaborar com as investigações.”
É preciso lembrar que na Federação Paulista de Baskeball (FPB), desde o início do ano de 2025, vale o Tratado Antirracista pela Diversidade. Trata-se de um documento que a Liga Nacional de Basquete elaborou para ter como protocolo nesses casos de discriminação. No entanto, até o momento, nem a Federação nem o Sesi Franca se pronunciaram a respeito de como conduziram o caso.
Outras partidas
Além disso, mais duas partidas tiveram disputas nas quadras do interior paulista. Primeiramente, o Bauru Basket, que chegou à semifinal do último NBB, venceu a Liga Sorocabana de Basquete. Com o 75 a 57, o Dragão subiu para quinto lugar na tabela, com quatro vitórias e três derrotas. Já a LSB por pontos é a sétima colocada, mas por aproveitamento estaria em décimo, com duas vitórias e seis derrotas.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Por fim, o São José Baskeball derrotou o Paulistano por 74 a 64 e igualou a campanha de Sesi Franca e do Corinthians, para assumir a vice-liderança. Já o Tigre tem o mesmo aproveitamento de Bauru e está em quarto lugar. Após dez rodadas, os oito melhores avançam para as quartas de final da competição.