Siga o OTD

Basquete

O que pode se esperar dos jogos pelos playoffs do NBB

Após o fim da fase de Classificação e com os jogos dos Playoffs do NBB definidos, analisamos cada confronto e o que se pode esperar de cada um deles

Caxias x Botafogo 

O confronto coloca frente a frente o 5º contra o 12º. O time gaúcho conseguiu a melhor classificação em sua história no NBB, em três participações. A equipe foi o nono melhor ataque da competição, com média de 75.29 pontos por jogo e segundo nas bolas roubadas, com 8.46 de média por partida. A força da equipe do Sul esta nos jogos em casa, onde conseguiu 10 das 16 vitórias na primeira fase. Representante do Caxias do Sul no fim de semana das estrelas, o armador Cauê Borges é o destaque da equipe, com a melhor média de pontos, com 16.2 pontos, assistências, com 3.3, e a segunda melhor de rebotes, com 4.64 por partida.

Pelo lado carioca, o Botafogo fez uma temporada irregular na estreia no NBB. Sem poder contar com o experiente armador Armandinho por grande parte da temporada, a equipe carioca fez uma fase de classificação para se manter na principal divisão do basquete nacional. Com apenas sete vitórias em 28 partidas, o time da estrela solitária conseguiu a última vaga para os playoffs. A equipe tem o 12º ataque na competição, com média pouco abaixo dos 70 pontos por partida, mesma posição que ocupa no quesito eficiência, com média pouco acima dos 73. O destaque dos cariocas é o americano Jamall, com 14.88 pontos por jogo e 4.44 assistências.

 

Bauru x Vasco da Gama

Atual campeão do NBB, o Bauru teve dificuldades durante a temporada regular. Após ter na edição 2016/2017 com um elenco com algumas estrelas, para essa edição o time do interior paulista sofreu um corte em seu orçamento e viu o tamanho de seu elenco diminuir, com as saídas de Léo Mendl, Jefferson, Gegê e Gui Deodato. Durante este ano de 2018, o capitão e grande nome do time, Alex Garcia, sofreu com problemas médicos e desfalcou a equipe durante alguns jogos. Mesmo com isso, os paulistas tiveram um bom desempenho, vencendo 16 jogos e perdendo 12. O ataque bauruense é o terceiro melhor, com média de 81.39 pontos por duelo, e esta empatado com o Franca na terceira posição do quesito eficiência, com 93.79. O pivô Hettsheimeir é o destaque da equipe, com 14.8 pontos de média, 5.5 rebotes, liderando o time nos quesitos.

Pelo lado do Vasco, a temporada começou bem, com o time contratando jogadores conhecidos como Giovannonni, Fúlvio, Gui Deodato, Dedé, Renato e Lucas Mariano, além de ter mantido no elenco atletas como Nezinho e David Jackson. Dentro de quadra o time correspondeu na primeira competição da temporada, vencendo a Copa Avianca. Contudo, no NBB os cariocas demoraram para engrenar, sempre lutando na parte de baixo da tabela de classificação e sofrendo com salários atrasados. No fim da primeira fase, os vascaínos engrenaram vitórias importantes, terminando com o sexto melhor ataque, com média de 78 pontos por jogo e se assegurando entre os 12 primeiros. O destaque do time é o americano David Jackson, com 14.91 pontos e 5.7 rebotes.

Pinheiros x Basquete Cearense

O time paulista chegou a liderar o NBB 2017/2018 nas primeiras rodadas. Mas sofreu uma queda de desempenho e acabou na sétima colocação. O Pinheiros terminou como o quinto melhor em ataque, com 78.38 pontos por jogo, e rebotes, com 39 por partida, a equipe também foi a sexta melhor em eficiência, com 87.25. O destaque do time é o americano Holloway, com 16.48 pontos e 4.56 assistências por jogo.

Pelo lado do Basquete Cearese, o fator casa foi essencial para a classificação da equipe. Nos jogos disputados no Ceará, a equipe venceu 11 dos 14 jogos disputados, completamente diferente do seu desempenho fora de casa, onde teve somente uma vitória em 14 duelos. Paulinho Boraccini é o grande nome do time, com 12.96 pontos por partida de média e quase três assistências por partida.

Vitória x Minas

O time baiano também contou com um excelente aproveitamento dos jogos no ginásio das Cajazeiras, em Salvador. Nele, a equipe conseguiu 11 triunfos e três derrotas, contra apenas três vitórias e 11 resultados negativos fora dele. O Vitória tem o sétimo melhor ataque com média de 77.11 pontos por partida e a sexta melhor média de assistências, com 17.54 a cada duelo.. O destaque dos rubro negros é o americano Dawkins, com 12.50 pontos e 4.12 assistência por jogo.

Pelo lado mineiro do duelo, a equipe se destaca pelo lado defensivo, com a sexta melhor, tomando apenas 74.57 e sendo a terceira melhor nas roubadas de bola, com 8.39. No ataque, o time de Minas Gerais sofre um pouco, sendo apenas o 11º com 71.50 pontos por jogo. O destaque do Minas é Wesley, com média de 13.89 pontos por jogo.

Flamengo

O time carioca conseguiu assumir a liderança da fase de classificação, ao vencer o Vitória em casa e o Paulistano perder para o Caxias, fora. A equipe é a segunda colocada nas estatísticas de pontos, com 84.4, assistências, com 19.7, eficiência, com 100.2. Na defesa ocupa o quarto posto, sofrendo 73.5 pontos por jogo. Além disso, o Flamengo tem o cestinha da competição até o momento, o ala Marquinhos, com 18.5 por partida. Os cariocas não sabem o que é perder desde a 17ª partida no NBB, quando no confronto entre os líderes, foram derrotados em casa pelo Paulistano. Agora, os rubro negros esperam o vencedor do duelo entre Vitória e Minas.

Paulistano

Dono da maior sequência invicta na temporada 2017/2018 do NBB, com 22 vitórias seguidas, o Paulistano foi considerado por muitos o melhor time na primeira fase da competição. Dono do melhor ataque, com 85 pontos por jogo, maior número de assistência por partida, com 20.6 e melhor eficiência, com 101.2, e  com a terceira melhor defesa de toda competição, sofrendo apenas 72.1 pontos por confronto e primeiro time da história do NBB a terminar invicto em casa, com 14 vitórias. Apesar disso, com a derrota na última rodada para o Caxias, por 81 a 80, o time paulista caiu para a segunda colocação na fase de classificação, com 24 vitórias e 4 derrotas e espera o vencedor do duelo entre Pinheiros e Basquete Cearense.

Sesi/Franca

Um dos times que mais se reforçou para a temporada, com os atuais campeões do NBB, Léo Mendl e Jefferson, Mineiro, o campeão da NBA Leandrinho e Rafael Luz, o time da capital do Basquete contou com a chegada parceira com o Sesi para melhorar seu time. Na quadra, a equipe teve a melhor defesa da competição nacional, tomando apenas 70.86 pontos por jogo e o quarto melhor ataque, fazendo 80.89. Na questão individual, o time sofreu com lesões durante toda a temporada, com Jefferson, Alexey, Rafael Luz, Gruber e Leandrinho. Com isso, Franca sofreu um pouco com a sequência de jogos e acabou a temporada regular com 22 vitórias e 6 derrotas, agora os francanos aguardam o vencedor de Bauru e Vasco da Gama

Mogi das Cruzes 

Atual vice campeão da América, o Mogi das Cruzes ainda vai terminar a sua primeira fase nesta sexta-feira, 30, contra a Liga Sorocabana, Contudo , o time paulista tem o quarto lugar assegurado, apesar de ter somente o oitavo melhor ataque da competição com 75.30 por jogo, a equipe conta com Shamell, quarto melhor cestinha, com média de 15.30 pontos por confronto. No quesito defensivo, os mogianos são o segundo melhor, tomando apenas 71.48 pontos. Com essas estatísticas o Mogi conseguiu uma campanha de 19 vitórias e nove derrotas e espera o vencedor do duelo entre Botafogo e Caxias para saber seu adversário nas quartas de final.

Mais em Basquete