Siga o OTD

Basquete

Desfalcado de Leandrinho, Franca perde do Basquete Cearense

Com Betinho “voando” no fim, Basquete Cearense conquista grande vitória sobre Franca e sobe de posição na classificação do NBB

A manhã deste domingo foi de emoção e muitos sorrisos para o Solar Cearense. No Ginásio Paulo Sarasate, a equipe do técnico Alberto Bial contou com atuação inspirada do ala Betinho e levou a melhor sobre o terceiro colocado Sesi Franca Basquete de maneira emocionante, pelo placar de 75 a 73.

Fez falta: O Franca Basquete entrou em quadra desfalcado de Leandrinho Barbosa, que ficará fora de combate de seis a oito semanas devido a uma lesão no tendão do músculo reto femoral D. Além de perder os jogos de sua equipe, o astro ex-NBA ficará de fora do Jogo das Estrelas 2018 e será substituído pelo armador Gegê (Minas) no NBB Brasil. Já no Desafio de Habilidades, no qual também estava entre os relacionados, o substituto ainda não foi definido.

Um passo à frente: Com o resultado, o Carcará chegou ao seu 11º triunfo em 25 partidas e assumiu a 10ª colocação que era do Vasco da Gama. De quebra, o time de Fortaleza ainda pode subir para a nona posição caso o Minas Tênis Clube seja derrotado pelo quarto colocado Mogi das Cruzes/Helbor nesta segunda-feira (12/03), no Hugo Ramos.

Voou mesmo: Betinho encarnou o espírito de um Carcará e voou na manhã deste domingo no Paulo Sarasate. Em bela atuação, o ala/armador registrou 25 pontos e quebrou seu recorde pessoal na temporada – que era de 20 – para ser o grande destaque da partida. Dos 25 pontos, 21 deles foram alcançados no segundo tempo, sendo 13 deles só no último quarto.

Fala aí, Betinho: “Eu fiz ponto, o Leozão dominou o rebote, o Felipe ganhou uma bola importante no segundo final, pulando no chão, era a bola do jogo. Dentro de casa nós já achamos nossa forma de jogar e, fora de casa, vamos ter que ajustar algumas coisas para que nos playoffs a vitória venha na hora certa. Queremos buscar essa vitória fora de casa ainda na fase de classificação”, destacou Betinho.

Capitão importante: Além de Betinho, outra peça fundamental para o Basquete Cearense foi Davi Rossetto. No último quarto, o capitão “vingou” a partida ruim que vinha fazendo nos três períodos anteriores e anotou nove pontos (2/4 nos arremessos de quadra). Somando com a pontuação de Betinho, os dois foram responsáveis por 22 dos 25 pontos do Carcará na parcial final. Ao todo, Davi deixou a quadra com 12 pontos (3/16 nos arremessos de quadra) e oito rebotes na conta.

Momento chave: O Basquete Cearense ficou em desvantagem por quase 30 minutos e chegou a estar perdendo por 11 pontos no início do terceiro quarto (41 a 30). No entanto, a virada sobre os francanos veio no mesmo período através de uma incrível corrida de 19 a 3 nos oito minutos seguintes, o que não só reverteu o placar como ainda o deu uma vantagem de cinco pontos (49 a 44) ao time nordestino.

Agarrou firme: Já no último quarto, quatro alternâncias de liderança no placar deixaram o final da partida bastante dramático. A dupla Betinho e Davi entrou em cena e tomou conta das ações e tratou de resolver a parada para o Carcará, anotando 22 dos 25 pontos da equipe no período. No final, o time da casa abriu uma decisiva vantagem de quatro pontos e se segurou na ponta até o final.

Fala aí, comandante: “O time foi integralmente muito forte na reação, no trabalho físico, técnico e psicológico. Isso faz a gente crescer e mostra que estamos em evolução para a fase decisiva do campeonato”, ressaltou Bial, projetando a fase dos playoffs que está por vir. Se a fase de classificação acabasse hoje, o Carcará estaria enfrentando o sétimo colocado Caxias do Sul Basquete nas oitavas de final.

Tentaram: Sem seu principal jogador em quadra, o Franca manteve uma atuação de alto nível durante pouco mais de 20 minutos, até levar a crucial corrida de 19 a 3 do Basquete Cearense e ver sua liderança ir por água abaixo. Com 23 pontos e seis rebotes, o ala/pivô Jefferson William foi o grande destaque francano na partida, seguido pelo armador Henrique Coelho, com dez pontos (2/2 nas bolas de 3) e três assistências.

Estacionado 3º: Mesmo com a derrota em Fortaleza, o Franca permaneceu firme na terceira colocação, agora com campanha de 19 vitórias e seis derrotas (76% de aproveitamento). A distância para o vice-líder Flamengo é larga: três vitórias, a mesma que o separa do quarto colocado Mogi das Cruzes/Helbor, que tem 16 vitórias e 8 derrotas (66,7% de aproveitamento).

E agora: O Sesi Franca permanecerá no Nordeste e agora enfrentará o Universo/Vitória na terça-feira (13/03), em Salvador (BA), às 19h30 (de Brasília). Por sua vez, o Solar Cearense terá seu próximo compromisso somente daqui três semanas, no dia 25 de março (domingo), contra o Flamengo, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro (RJ), às 11 horas (de Brasília).

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete