Siga o OTD

Basquete

Sampaio Corrêa bate recorde e Santo André vence na LBF

Paulo de Tarso Jr./Sampaio Basquete

Diante de sua torcida, Sampaio Corrêa vence São Bernardo com vantagem recorde. Santo André supera Uninassau pela LBF. Equipes se cruzam no domingo.

Na noite desta sexta-feira, dois confrontos agitaram a LBF 2018. Com a maior vantagem já registrada na temporada, o Sampaio Corrêa bateu, no  Ginásio Castelinho, o São Bernardo por 71 a 40. Mais tarde, foi a vez do Santo André superar, em Recife, a Uninassau por 59 a 53.

No encerramento do primeiro turno, o Sampaio recebe o Santo André/APABA no domingo, às 15h, no Castelinho, enquanto o São Bernardo/Brazolin/Unip vai até o Recife encarar a Uninassau, às 17h do mesmo dia.

Sampaio Corrêa atropela São Bernardo

Os torcedores presentes no Ginásio Castelinho, em São Luís (MA), viram a maior vitória da temporada 2018 da LBF. Comandado pelas gringas Ziomara Morrison e Briahanna Jackson, o Sampaio Basquete derrotou o São Bernardo/Brazolin/Unip por 71 a 40 e manteve-se na segunda posição, agora com 71,4% de aproveitamento. A vitória foi a terceira seguida da equipe na competição. Já a equipe paulista, que permaneceu na quinta colocação, sofre sua segunda derrota seguida e o percentual cai para baixo dos 50%.

“Estou muito feliz por ganhar minha primeira partida em casa”, disse Ziomara, que elogiou a torcida boliviana. “Gostei muito da atmosfera. Eles foram ótimos e espero que venha ainda mais gente no domingo”. A pivô chilena foi a cestinha do jogo com 17 pontos  e mais 8 rebotes. A norte-americana Briahanna Jackson adicionou outros 15 pontos, 7 rebotes e 4 roubos de bola. Leila também foi bem, com 11 pontos. Pelo São Bernardo, Thayná foi a única a cruzar a barreira dos 10 pontos (fez 13). Lays teve 9 pontos e 6 assistências.

O jogo até começou equilibrado, com Sampaio vencendo o primeiro quarto por 15 a 11 e com Thayná (8 pontos) conduzindo o ataque são-bernardense. Mas Morrison e Jackson tomara conta já no segundo período, ajudando a equipe da casa a vencer a parcial por 12 (19×7) e abrir 16 no intervalo.

São Bernardo voltou mal no segundo tempo, passando os primeiros cinco minutos sem pontuar e vendo a desvantagem aumentar. O jogo coletivo não funcionou e Sampaio fechou o jogo com a maior vantagem registrada na temporada. A baixa pontuação da equipe paulista também foi a pior registrada no ano, superando os 41 pontos anotados pelo Sampaio na derrota para o Vera Cruz Campinas em janeiro.

“Nós jogamos apenas o primeiro quarto, até nossos 11 pontos, depois paramos totalmente. O time de sampaio merece os parabéns, mas hoje realmente não fizemos um bom jogo. Elas [jogadoras] individualizaram muito, e isso quebra a movimentação da equipe. Estávamos fora de jogo hoje. Agora é tentar fazer uma partida melhor no domingo”, lamentou Marcio Bellicieri.

Santo André vence e segue brigando pela vice-liderança

O Santo André/APABA deu uma grande demonstração de força nesta sexta-feira. Jogando fora de casa, no Ginásio Wilson Campos, no Recife (PE), a equipe paulista bateu a Uninassau por 59 a 53 e manteve-se na cola do Sampaio na briga pela segunda posição. A ala Jaqueline, cestinha da equipe na temporada, foi mais uma vez a pontuadora principal do jogo, com 21 pontos, 4 rebotes e 2 roubos de bola. Pelas donas da casa, o trio Casanova/Gil/Tassia não funcionou e quem comandou o ataque pernambucano foi Nicolle Chirinda, que terminou com 13 pontos e 8 rebotes.

“O time está de parabéns. Nós propusemos junto com a comissão técnica a uma estratégia e tivemos sucesso. Meu desempenho é a soma do jogo coletivo da equipe”, disse Jaqueline.

A ala andreense começou a partida com tudo, anotando 12 pontos no primeiro período e ditando o ritmo ofensivo. Uninassau voltou melhor pro segundo quarto, fazendo parcial 18×13 com Nicolle e Gabriela bem, deixando a equipe da casa com a vantagem no descanso. A ala/pivô de 1,83m foi a cestinha da equipe pela primeira vez e atuou com uma máscara protetora, depois de sofrer um choque durante um treino.

Mas a reação pernambucana parou no terceiro período. Consistente, Santo André diminuiu os espaços e a eficiência da Uninassau, que viu apenas Gil e Maria Carolina pontuarem no período. O garrafão andreense soube anular Gil e companhia – Simone e Silvinha combinaram 19 pontos e 16 rebotes. Atrás durante praticamente todo o segundo tempo, a equipe de Roberto Dornelas ensaiou reação no fim, mas não teve forças para buscar o placar. O trio Casanova/Gil/Tassia  terminou a partida com apenas 23 pontos, menos da metade do que vinha produzindo.

“Ganhar fora de casa é importantíssimo, damos mais um passo rumo ao nosso objetivo. É briga direta pela 2º colocação, e ainda tava engasgado o jogo da semifinal da Liga passada”, comemorou Bruno Guidorizzi, técnico do Santo André que relembrou a derrota nas semifinais de 2016/2017 para a equipe pernambucana, que na época fechou a série em 2 a 0 com duas vitórias contundentes.

Mais em Basquete