Siga o OTD

Basquete

Em noite histórica para Olivinha, líder Flamengo bate Vitória e se reabilita no NBB

A noite desta quinta-feira foi histórica para Olivinha. No Rio de Janeiro, o experiente ala/pivô brilhou novamente e atingiu os 100 duplos-duplos na história do NBB. Na partida, o Flamengo levou a melhor no clássico rubro-negro contra o Universo/Vitória, pelo placar de 98 a 87, e conquistou sua nona vitória na atual edição.

Líder histórico em duplos-duplos no NBB CAIXA, Olivinha registrou dois dígitos em dois fundamentos pela centésima vez na competição. A inédita marca veio na excelente atuação que terminou com expressivos 22 pontos e 13 rebotes, seu sétimo duplo-duplo na temporada. Além disso, o camisa 16 deu quatro assistências e totalizou 27 de eficiência – o mais eficiente da partida.

Além de Olivinha, o rubro-negro carioca ainda contou com grandes noites de Marcelinho Machado, cestinha do jogo com 25 pontos, Ronald Ramon, com 12 pontos e oito assistências, Marquinhos, responsável por 14 pontos, e Rafael Mineiro, que deixou a quadra com dez pontos.

O Flamengo, líder isolado do campeonato, agora acumula campanha de nove vitórias em dez partidas (90% de aproveitamento). Já o Vitória está dividindo o quarto lugar com o Paulistano/Corpore, que também tem seis triunfos em dez oportunidades (60% de aproveitamento).

O vice-líder Brasília, de Fúlvio, derrotou Bauru fora de casa nesta quinta e chegou a 11 vitórias

Na vice-liderança do NBB está o UniCEUB/BRB/Brasília, que chegou a 72,7% de aproveitamento ao alcançar sua oitava vitória em 11 jogos ao derrotar o Gocil/Bauru Basket por 79 a 62 no ginásio Panela de Pressão, no interior paulista.

O jogo coletivo imperou na vitória do Brasília. Giovannoni, Lucas Mariano e Fúlvio foram os cestinhas da equipe, com 13 pontos cada. Deryk e Pilar contribuíram com dez pontos cada, enquanto que os reservas João Phylippe e Jefferson Campos marcaram oito e sete pontos, respectivamente.

Dentre a grande atuação coletiva, dois jogadores tiveram destaque. Giovannoni apanhou dez rebotes e registrou seu segundo duplo-duplo na temporada. Já o armador Fúlvio distribuiu oito assistências – metade dos passes decisivos da equipe.

Coelho foi o destaque da terceira vitória consecutiva do Franca Basquete pelo NBB

Além das vitórias de Flamengo e Brasília, que lideram o NBB, o destaque desta quinta-feira ficou por conta da emocionante vitória do Franca Basquete/Magazine Luiza sobre o Minas Tênis Clube por apenas um ponto de diferença: 75 a 74.

Com três vitórias seguidas, o Franca subiu para o sétimo lugar, no qual divide com Gocil/Bauru Basket e Campo Mourão, todos com campanha de seis vitórias em 11 partidas (54,6% de aproveitamento). Já o Minas agora divide a 12ª colocação do NBB CAIXA com a LSB/Uniso, com desempenho de 36,4% de aproveitamento).

Depois de entrar no minuto final com placar empatado, o Franca viu o Minas passar à frente (74 a 73), mas recuperou a vantagem restando 26 segundos com cesta de Dedé Stefanelli após rebote ofensivo no lance livre. A equipe visitante ainda teve a chance de efetuar um arremesso no final, mas Paulinho Boracini falhou na tentativa, e o triunfo ficou mesmo com os francanos.

Henrique Coelho mostrou força. Com 12 faltas sofridas ao longo do jogo, o armador fez 14 pontos em 14 lances livres arremessados (100% de aproveitamento) e foi o cestinha do confronto, com 18 pontos. Coelho ainda deu duas assistências, roubou três bolas e totalizou 18 de eficiência.

Liga Sorocabana conseguiu a segunda vitória consecutiva ao vencer em casa o lanterna Caxias

Já em Sorocaba, em um confronto muito movimentado e cheio de arrancadas pelos dois lados, a LSB/Uniso fez grande primeiro tempo, abriu vantagem, viu o Banrisul/Caxias do Sul reagir na partida, mas se manteve à frente do placar e confirmou sua segunda vitória consecutiva, por 83 a 70 no Ginásio Gualberto Moreira.

Depois de ver sua grande vantagem desaparecer, a Liga Sorocabana logo tratou de se recuperar, no final do terceiro quarto e ao longo de todo último período, e voltou a ter o controle da partida nos minutos finais, para não deixar escapar a sua segunda vitória consecutiva na temporada.

Com o triunfo, a Liga Sorocabana alcançou sua quarta vitória em 11 jogos na temporada. Já o Caxias perdeu mais um confronto e continua com um resultado positivo, agora em 12 jogos disputados.

Principal destaque da partida, Enzo Cafferata controlou o ritmo ofensivo dos sorocabanos e teve uma atuação praticamente perfeita. O armador argentino anotou 18 pontos em 20 tentados (incríveis 90,0% de aproveitamento) e ainda passou para sete assistências.

Apesar da atuação abaixo da média de Kendall Anthony, Macaé voltou a vencer no NBB

Para completar a rodada, o Macaé conseguiu sua segunda vitória no NBB ao derrotar, de virada, o Basquete Cearense por 64 a 53 no interior do Rio de Janeiro.

Após três jogos seguidos sendo derrotado, o Macaé pôs fim a esta sequência ingrata nesta noite e alcançou seu segundo resultado positivo em dez partidas na temporada. O Basquete Cearense por sua vez, após encerrar a invencibilidade do Flamengo na última terça (20/12), voltou a perder e agora tem campanha de cinco vitórias e seis resultados negativos.

Com Kendall Anthony em mau dia, o outro norte-americano do elenco macaense chamou a responsabilidade e foi peça fundamental na vitória. Benzor Simmons anotou 14 pontos em 22 tentados (63,6% de aproveitamento), além de pegar nove rebotes, recuperar duas bolas e alcançar 22 de eficiência na partida (sua melhor marca nesta temporada no quesito).

Também em noite muito inspirada, Igor Avelino igualou seu recorde de pontos no NBB e foi mais um nome fundamental na vitória macaense. O ala terminou como cestinha da partida, com 16 tentos e ainda pegou dois rebotes.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Basquete