Siga o OTD

Basquete

Brasil divulga pré-lista de 25 atletas para a Copa do Mundo

A competição internacional acontecerá entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro

Jogadores pousam para foto enquanto comemoram classificação para a Copa do Mundo de basquete
(Foto: Divulgação/FIBA)

A comissão técnica da Seleção Brasileira de basquete masculina divulgou, nesta quarta-feira (21), a pré-lista de 25 jogadores para a disputa da Copa do Mundo de basquete masculino, que acontecerá no Japão, nas Filipinas e na Indonésia, com início no dia 25 de agosto. Além disso, desses 25 nomes, 16 serão convocados para a apresentação e treinos a partir de 27 de julho, em São Paulo-SP.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

“É uma lista com diferentes gerações de atletas do basquete do Brasil, alguns mais experientes, outros que estão chegando e alguns que farão parte do futuro da Seleção. São 25 nomes que têm total condição de representar o Brasil, e ser competitivo em uma Copa do Mundo. Faremos a melhor preparação possível, para chegarmos nas nossas melhores condições”, disse Gustavo De Conti, técnico do Brasil.

Preparação para o Mundial

Após o período de treinos no país, a Seleção viaja para a Austrália, onde joga entre 14 a 17 de agosto, no Boomers x World, em Melbourne, diante dos donos da casa, do Sudão do Sul e da Venezuela. Logo depois, nos dias 20 e 21 de agosto, o Brasil pega a Itália e a Sérvia pela Solidarity Cup, em Shenzhen, na China.

Assim, após os cinco amistosos, o Brasil desembarca em Jakarta no dia 23 de agosto e faz sua estreia no Mundial no dia 26, diante do Irã, às 6h45, no horário de Brasília-DF. Completam o Grupo G, a Espanha e a Costa do Marfim. A Copa do Mundo terá transmissão dos canais ESPN.

“Procuramos proporcionar à nossa Seleção a melhor preparação possível, com sempre fizemos. Teremos amistosos fortes no exterior e uma preparação de qualidade no Brasil também. Estamos confiantes em fazer uma boa presença na Copa do Mundo com uma direção muito ajustada com o Diego Jeleilate, e a confiança em toda a nossa comissão técnica”, citou Guy Peixoto Jr, presidente da CBB. Confira a pré-lista da seleção brasileira:

Armadores

Alexey Borges – 123 Minas-BRA
Caio Pacheco – Capitanes de Ciudad de México-MEX
Elinho – São Paulo-BRA
Marcelinho Huertas – Tenerife-ESP
Raulzinho – Cleveland Cavaliers-EUA
Yago Mateus – ratiopharm Ulm-ALE

Ala-armadores

Didi Louzada – Cleveland Charge-EUA
Georginho – Sesi Franca-BRA
Reynan Camilo – Sesi Franca-BRA
Vitor Benite – Gran Canaria-ESP

Alas

Guilherme Deodato – Flamengo-BRA
Guilherme Santos – Santa Cruz Warriors-EUA
Leonardo Meindl – U-BT Cluj-Napoca-ROM
Rafael Munford – Pinheiros-BRA
Samis Calderón – NBA Academy-MEX

Alas-pivôs

Bruno Caboclo-ratiopharm Ulm-ALE
Gabriel Jaú – Flamengo-BRA
Renan Lenz – 123 Minas-BRA
Lucas Dias – Sesi Franca-BRA
Márcio Santos – Sesi Franca-BRA

Pivôs

Cristiano Felício – Covirán Granada-ESP
Felipe dos Anjos – MoraBanc Andorra-ESP
Lucas Mariano – Sesi Franca-BRA
Rafael Hettsheimeir – Flamengo-BRA
Tim Soares – Mets de Guaynabo-PUR

Sobre a Copa do Mundo

Além disso, no Grupo G, o Brasil joga ainda no dia 28, às 10h30, com a Espanha. Por fim, no dia 30, a seleção fecha a primeira fase às 6h45, contra a Costa do Marfim. Duas equipes avançam por grupo.

Caso o Brasil se classifique, jogará novamente na segunda fase nos dias 1 e 3 de setembro. Por outro lado, se não avançar, também estará em ação nestes dias pela disputa do 17º a 32º.

Os dois melhores times avançam para a segunda fase, carregando os resultados obtidos na fase inicial e cruzando com o Grupo H, de Canadá, França, Letônia e Líbano. Nesta etapa, a seleção faz mais dois jogos, apenas contra os times que ainda não enfrentou. Por fim, ao final da segunda fase, dois times vão às quartas de final.

Assim, para garantir uma vaga em Paris 2024 pela Copa do Mundo, o Brasil precisa ter ao menos a segunda melhor campanha das Américas no torneio. Além do país, jogam a competição pelo continente: Estados Unidos, Canadá, México, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela.

*Com informações da Confederação Brasileira de Basquete

Jornalista capixaba formado na PUC-SP e amante dos esportes olímpicos e paralímpicos.

Mais em Basquete