Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil desembarca em Dubai para o Mundial de basquete CR

Seleções brasileiras de basquete em cadeira de rodas chegaram nos Emirados Árabes Unidos para o Mundial

Equipe masculina do Brasil em preparação para o Mundial de basquete em cadeira de rodas
(Foto: Alessandra Cabral/CPB)

As seleções de basquete em cadeira de rodas do Brasil chegaram nesta segunda-feira (05) a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde disputarão o Mundial da modalidade, a partir desta sexta-feira (09) até o próximo dia 20. A equipe feminina fez a reta final de preparação no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, enquanto a masculina fez sua preparação final no Rio de Janeiro.

A seleção masculina está no Grupo A do Mundial, ao lado de Austrália, Itália e Emirados Árabes. Já a feminina compõe o Grupo B, com Austrália, Canadá, Espanha, China e Grã-Bretanha. A estreia das mulheres será na madrugada do sábado (10), às 2h45 (horário de Brasília), contra o Canadá. O time masculino inicia sua participação no dia seguinte, quando enfrenta os Emirados Árabes, a partir das 5h.

Todos os jogos terão transmissão ao vivo pela Federação Internacional de Basquete em Cadeira de Rodas (IWBF, da sigla em inglês), a partir do canal da organização no YouTube. O Mundial de basquete em cadeira de rodas vai receber mais de 300 jogadores, representando 16 seleções masculinas e 12 femininas.

Destaques continentais

O Brasil garantiu sua participação no Mundial após sua campanha na Copa América de basquete em cadeira de rodas no último ano. A equipe feminina terminou com a medalha de bronze, após vencer a Argentina, enquanto a masculina perdeu na semifinal e terminou em quarto lugar.

Em sua convocação, o técnico da seleção masculina, Itamar Luiz, apostou na renovação do elenco. A equipe tem idade média de 26 anos, com cinco atletas que disputaram o último Mundial sub-23. Por outro lado, Martoni Sampaio, treinador da seleção feminina, apostou em uma convocação com atletas mais experientes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Mundial é considerado pela comissão técnica brasileira como uma preparação importante para que as equipes brasileiras estejam prontas para buscar o principal objetivo de 2023, que é conquistar uma vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Para isso, o principal caminho será uma vitória nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, que acontecem no Chile em novembro.

*De Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia