Siga o OTD

Basquete

Brasil pronto para “um pouco de incógnita” na estreia da AmeriCup

Gustavo De Conti aponta que a seleção do Canadá, adversária na estreia, é “um pouco de incógnita”.

Brasil pronto para um pouco de incógnita na estreia da AmeriCup
Foto: Wander Roberto/ Inovafoto / @wander_imagem

A Seleção Brasileira de basquete masculino realizou seu primeiro treino em solo pernambucano na manhã desta quarta-feira (31). A equipe do Brasil faz os últimos preparativos para estreia na AmeriCup contra o Canadá nesta sexta-feira (2) no Ginásio Geraldão. Adversário da parte norte do continente que foi descrito como “um pouco de incógnita” pelo técnico Gustavo De Conti.

Como anfitrião, o Brasil integra o Grupo A da AmeriCup junto com Canadá, Colômbia e Uruguai. As equipes sul-americanas já são bem conhecidas pela Seleção neste ciclo. Nas eliminatórias para Copa do Mundo, os brasileiros enfrentaram os uruguaios duas vezes e venceram nas duas oportunidades. Enquanto contra os colombianos, o País soma uma vitória e uma derrota.

Primeiro treina da Seleção aconteceu no Ginásio Marcelino Lopes, na sede social do Sport Club do Recife (Foto: Wander Roberto/ Inovafoto / @wander_imagem)

“A Colômbia é um time muito físico com os pivôs muitos pesados no rebotes e atletas com experiência na Europa. O time do Uruguai é mais técnico, também com jogadores experimentados no continente europeu. O Canadá é um pouco de incógnita para gente. Nos os conhecemos individualmente. Tem jogadores universitários, da Liga Canadense e outros que já jogaram a Summer League, mas ainda não os vimos, juntos, como uma equipe. Então, talvez, eles possam ser a maior surpresa coletivamente falando”, analisou De Conti.

A seleção canadense lidera o Grupo F das eliminatórias para Copa do Mundo com uma campanha perfeita até aqui. Foram oito vitórias em oito jogos disputados. Na última janela jogos neste mês de agosto, o Canadá venceu a Argentina em casa por 99 a 87 e depois atropelou o Panamá fora por 106 a 50.

O Canadá detém uma campanha perfeita nas Eliminatórias da Copa do Mundo com oito vitórias em oito jogos (Foto: FIBA)

Virada de chave

Ao contrário do Canadá, a janela de jogos de agosto das eliminatórias não foi boa para o Brasil. Foram duas derrotas duras. A primeira contra Porto Rico na cidade de San Juan por 75 a 72 e a última contra o México, na última segunda-feira (29), em Jaraguá do Sul (SC), por 82 a 72. Somando com a derrota no primeiro round da competição para Colômbia, são três derrotas seguidas. O País ficou em uma situação complicada na segunda colocação do Grupo F com 13 pontos. Com a mesma pontuação dos mexicanos, uruguaios e porto-riquenhos.

Americup 2022 Recife
Jogos vão acontecer no Ginásio Geraldo Magalhães (Foto: divulgação/CBB)

Agora, o Brasil precisa virar a chave e entrar em uma competição de tiro curto, sendo o País sede. Além disso, é importante lembrar que a AmeriCup não acontece em solo brasileiro há quase 40 anos. Há ultima vez foi em 1984, em São Paulo. Na ocasião, a Seleção que contava com Oscar Schmidt, foi campeão invicta. É também a primeira vez que uma cidade do Norte e do Nordeste recebe o maior torneio de seleções de basquete das Américas.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Acho que o esporte é um pouco isso. Você não tem muito tempo para pensar. Foram duas derrotas difíceis, mas elas também servem para mostrar o que precisa ser melhorado. O melhor de tudo isso, é que a gente vai continuar jogando no Brasil, com o apoio da nossa torcida”, disse o ala-armador da seleção e do Gran Canaria da Espanha, Vitor Benite.

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Basquete