Siga o OTD

Basquete

Vitória domina Basquete Cearense e consegue o triunfo no NBB

Jogando em casa, Vitória domina o Basquete Cearense durante toda a parida e consegue o triunfo com tranquilidade pelo NBB

O primeiro dos dois clássicos nordestinos da fase de classificação do NBB 17/18 foi pintado de preto e vermelho. Com uma bela atuação coletiva, o Vitória superou o rival Solar Cearense, por 89 a 68, na noite desta quarta-feira (27), chegando ao terceiro resultado positivo consecutivo e mantendo 100% de aproveitamento dentro de casa, no Ginásio de Cajazeiras.

Boa parte do triunfo rubro-negro se deve ao ótimo primeiro quarto realizado por seus jogadores. Com uma ótima defesa, que forçou seis erros ofensivos do ataque cearense e cedeu apenas dez pontos, e a mão calibrada no ataque, com quatro bolas de 3 pontos e 22 pontos totalizados, o Vitória abriu 12 pontos de vantagem na parcial inicial, fundamentais para o restante do duelo.

Para deixar Cajazeiras com o resultado positivo, a equipe baiana precisou segurar diversas tentativas de reação do rival nordestino. A mais preocupante delas veio no terceiro quarto, quando o Basquete Cearense chegou a diminuir para oito pontos a diferença (60 a 52). Porém, logo na sequência, o Vitória se reencontrou no jogo, trouxe a vantagem de volta para os dois dígitos e não foi mais seriamente ameaçado.

Com o resultado desta quarta, o Vitória se manteve na sétima colocação do NBB 17/18, agora com a mesma campanha do sexto, Bauru Basket, com seis triunfos e quatro derrotas. Apesar da derrota, o Basquete Cearense também manteve sua posição (10°), com campanha inversa ao rival, de quatro resultados positivos e seis negativos.

Responsável por ditar o ritmo rubro-negro dentro de quadra, Dawkins mais uma vez foi o destaque da equipe baiana. Em 28 minutos de atuação, o armador anotou 19 pontos, deixando a quadra como cestinha da partida, além de pegar quatro rebotes e distribuir duas assistências.

Outro destaque da equipe comandada por Régis Marrelli foi Renato Scholz. Em noite realmente inspirada, o ala/pivô rubro-negro registrou um duplo-duplo, com 16 pontos anotados em 20 tentados (80,0% de aproveitamento) e 11 rebotes (seu novo recorde pessoal no NBB no quesito).

Além de Dawkins e Renato Scholz, já citados, o Vitória contou com grande colaboração de boa parte de seu elenco. Como Arthur Belchor, de volta à quadra após lesão e dono de 16 pontos nesta noite; Nick Okorie, responsável por 15 tentos; e André Góes, que contribuiu com cinco pontos, sete rebotes e cinco assistências.

 Apesar do resultado negativo, a grande atuação de Bruno Fiorotto não passou despercebida. O pivô liderou o Basquete Cearense em pontos e rebotes, chegando ao seu segundo duplo-duplo nesta temporada, com 17 pontos anotados e 12 sobras alcançadas.

Além de Fiorotto, outros nomes também se destacaram individualmente pela equipe cearense, apesar da derrota. Como Rashaun, que igualou sua melhor marca nesta temporada, com 17 pontos, e Davi Rossetto, que veio do banco de reservas e contribuiu com 13 pontos e quatro assistências.

Sem mais compromissos este ano, as duas equipes podem descansar e só voltarão a pensar no NBB CAIXA em 2018. O primeiro compromisso de ambos no novo ano será diante do Sesi/Franca Basquete, fora de casa. Enquanto o Vitória enfrenta a equipe paulista no dia 06 de janeiro, às 14 horas (de Brasília), o Basquete Cearense joga no dia 08, às 20h10 (de Brasília).

Mais em Basquete