Siga o OTD

Basquete

Com final eletrizante, Vitória vence Caxias do Sul pelo NBB

Com virada no último minuto, Vitória supera Caxias do Sul, em casa, e sobe na classificação da atual temporada do NBB

A emoção tomou conta do Ginásio de Cajazeiras na noite desta sexta-feira. Com virada a menos de 30 segundos para o final da partida, o Vitória levou a melhor no confronto direto contra o embalado Caxias do Sul Basquete, pelo placar de 70 a 69, e subiu para a oitava colocação na atual temporada do NBB.

O Vitória entrou no minuto final vencendo por 65 a 63, mas com 48 segundos no relógio, Cauê Verzola acertou uma bola de 3 pontos e virou o jogo para o Caxias (66 a 65). No ataque seguinte, o norte-americano Nick Okorie deu o troco convertendo outro tiro de 3 pontos e deixou o time baiano em vantagem (68 a 66) com 28 segundos para o fim. Os caxienses não aproveitaram seu último ataque e ainda viram Edu Mariano dar uma cravada no contra-ataque e finalizar a festa rubro-negra em Cajazeiras (70 a 66) com apenas cinco segundos no cronômetro. Alex Oliveira ainda acertou uma bola de 3 quase no estouro do cronômetro e reduziu a desvantagem do Caxias para um ponto (70 a 69), mas não havia mais tempo para nada.

Com o resultado no confronto direto, o Vitória ultrapassou o Caxias na classificação e agora ocupa a oitava colocação, com campanha de cinco triunfos em nove partidas (55,6% de aproveitamento), a mesma do atual campeão Bauru Basket, que leva a melhor no desempate por saldo de cestas – 19 a 9. Já os caxienses ficaram em nono, com cinco êxitos em dez partidas (50% de aproveitamento).

Para sair de quadra com o importante e emocionante triunfo, a equipe do técnico Régis Marrelli contou com excelentes contribuições do armador norte-americano Kenny Dawkins, que marcou dez de seus 16 pontos só no último quarto, do ala/armador André Góes, com 13 pontos e três assistências, e do pivô Douglas Kurtz, que beirou o duplo-duplo ao anotar 11 pontos e nove rebotes. Autor da bola da vitória, sua única de 3 pontos em todo o duelo, Nick Okorie deixou a quadra com dez tentos na conta.

Ambas as equipes ainda terão um último compromisso no ano de 2017 antes da pausa para as festas. O Vitória entrará em quadra no dia 27 de dezembro (quarta-feira), diante do rival nordestino Solar Cearense, no Ginásio de Cajazeiras, às 19 horas (de Brasília). Já o Caxias entrará em quadra no dia 28, diante do Joinville, no Ginásio Vasco da Gama, às 20h05.

A primeira metade do duelo foi para lá de acirrada. O Vitória ficou em vantagem durante quase todo o primeiro quarto, mas sua vantagem não passou dos quatro pontos. Já na parcial seguinte, o Caxias passou à frente, chegou a ter seis pontos de frente e caminhou para o intervalo vencendo, por 30 a 27.

A equipe gaúcha voltou do vestiário com a mão fervendo. Com cinco bolas de 3 pontos em sete tentativas (71,4% de aproveitamento), sendo três delas do armador Cauê Verzola, o time do Rio Grande do Sul abriu 12 pontos de frente (51 a 39) e foi para os dez minutos finais com importante margem de nove pontos: 53 a 44.

Com uma corrida de 11 a 2 logo nos primeiros minutos do último quarto, o Vitória voltou para o jogo e deixou tudo igual no placar (55 a 55). A partir deste momento, as duas equipes passaram a trocar lideranças no placar e o duelo ficou para lá de emocionante até o último suspiro.

O Vitória entrou no minuto final em vantagem, por 65 a 63. No entanto, uma bola de 3 de Cauê Verzola deu a vantagem ao Caxias a 48 segundos do fim (66 a 65). Já no ataque seguinte, Nick Okorie respondeu na mesma moeda e virou o jogo novamente para o rubro-negro baiano a 28 segundos do apagar das luzes (68 a 66). Em sua última posse, o time gaúcho gastou o tempo que pôde e viu Marcão errar o arremesso final a seis segundos do fim. No rebote, Dawkins acionou Edu Mariano, que cravou no contra-ataque e finalizou a festa baiana (70 a 66). Os caxienses ainda cortaram a margem para um ponto com bola de 3 pontos de Alex Oliveira quase no estouro, mas não havia tempo para mais nada.

 

Mais em Basquete