Siga o OTD

Basquete

Pinheiros sofre contra vice-lanterna, mas se reabilita no NBB

Marina Gouvêa/LSB

Foi na base da superação que o EC Pinheiros chegou à nona vitória no NBB. Mesmo com Holloway e o técnico César Guidetti expulsos ainda no segundo quarto, a equipe da capital paulista segurou a Liga Sorocabana e venceu o duelo realizado no Ginásio Gualberto Moreira, nesta sexta-feira (22/12), por 77 a 75.

+ CONFIRA A TABELA COMPLETA DO NBB 2017/2018

Final dramático: Depois de sofrer falta, Bennett desperdiçou o primeiro lance livre e acertou o segundo para deixar a diferença em dois pontos. Com 14 segundos para o fim, a Liga Sorocabana partiu para o ataque e a bola chegou em Kevin Crescenzi, que falhou em tentativa da linha de três pontos no estouro do cronômetro.

Põe na conta: Reabilitado após a derrota sofrida para Mogi, o Pinheiros soma nove vitórias em 11 partidas e está na terceira colocação do NBB. Além do líder Mogi, o Flamengo, com apenas uma derrota em seis jogos, também está a frente do time pinheirense na tabela de classificação.

Foram expulsos: No meio do segundo quarto, o Pinheiros perdeu seu principal jogador e o treinador César Guidetti para o restante do jogo. Depois de se enroscar com o rival Robinho, Holloway recebeu falta desqualificante e, logo em seguida, o comandante César Guidetti tomou duas faltas técnicas seguidas por reclamação.

O cara: Corderro Bennett chamou a responsabilidade nos momentos decisivos e foi o cestinha da partida, com 25 pontos (6/8 nas bolas de dois e 12/17 nos lances livres). Depois que Holloway deixou a quadra, o camisa 3 marcou 19 pontos e foi acionando na maioria dos ataques do Pinheiros. Incansável, o jogador ficou quase 38 minutos em quadra.

Mais problemas: O Pinheiros já entrou em quadra com dois desfalques importantes. Além do pivô Marcus Toledo, que segue sem previsão de volta por conta de uma fratura no pé, a equipe também não contou com os serviços do ala Gemerson. O camisa 6 passou por uma cirurgia no cotovelo direito e ficará fora dos próximos jogos.

Molecada em alta: Em meio às ausências, dois jovens jogadores ganharam ainda mais protagonismo na partida desta sexta. Parte da rotação pinheirense desde a última temporada, o armador Ruivo teve mais uma boa atuação e somou dez pontos e cinco assistências. Já o ala Gui Bento, que vem em bom momento, marcou 13 pontos e registrou seu recorde pessoal no NBB.

Fala aí: “União em primeiro lugar. A gente procurou se manter firme e jogar coletivo. O time deles gosta de dobrar na defesa e conseguimos abrir bem a quadra para sair das dobras. Todos aqui acreditam um nos outros e sempre procuramos o jogador livre”, disse Gui Bento, de apenas 20 anos.

“Estou vivendo um momento muito importante e trabalhando muito. Antes de chegar ao Pinheiros, estava em Rio Preto e o César e o Maurício (gerente do Pinheiros) acreditaram em mim. O César me passa muita confiança e me diz que posso ser útil ao time na defesa, marcando jogadores mais altos e mais baixos. Ainda mais agora com Gemerson fora”, completou Gui, que começou em Lençóis Paulista e também tem passagem pelo Sendi/Bauru Basket.

Olho nele: Principal cestinha da temporada, o ala/armador Anton Cook foi o cestinha da Liga Sorocabana, com 20 pontos. Agora com média de 18,3 pontos, o norte-americano voltou a ultrapassar Marquinhos (18,1 pontos por jogo) na lista dos maiores pontuadores da temporada.

Soube controlar: No momento em que Holloway e Guidetti deixaram a quadra, o Pinheiros vencia por 28 a 22. Com cinco minutos para o fim do segundo período, o time paulista controlou o ritmo de jogo e segurou a reação dos donos da casa para chegar ao intervalo com cinco pontis de frente (38 a 33).

Jogo equilibrado: Na volta dos vestiários, o jogo pegou fogo. Com Bennett e Ruivo controlando o jogo, o Pinheiros conseguiu ditar o ritmo do jogo e se manteve na liderança. Do outro lado, a Liga Sorocabana contou com bons lances de Cook e Drudi, que somaram 15 pontos no terceiro quarto, e se manteve na cola.

De tirar o fôlego: Com a diferença em apenas cinco pontos, o último quarto foi uma verdadeira batalha de nervos. O Pinheiros chegou a abrir dez de frente, após bola de três pontos de Gui Bento, mas a Liga Sorocabana subiu sua defesa e rapidamente recolocou a desvantagem em apenas cinco pontos.

Tava em alta: Antes de errar o último arremesso do jogo, Crescenzi marcou cinco pontos seguidos e colocou ainda mais emoção na partida. Primeiro, o norte-americano/brasileiro converteu arremesso longo de dois pontos e deixou a diferença em dois pontos. Depois, em linda jogada individual, acertou cesta seguida de falta e baixou para apenas um ponto a vantagem do Pinheiros, no antepenúltimo ataque do jogo.

E agora? Sem poder contar com Holloway, que cumprirá suspensão automática, o Pinheiros receberá o Sesi/Franca Basquete, na próxima sexta-feira (29/12), às 20 horas, com transmissão ao vivo do #NBBnoTwitter. Já a Liga Sorocabana só volta às quadras em 2018 e irá até Belo Horizonte para enfrentar o Minas Tênis Clube, no dia 05/01.

 

 

Mais em Basquete